Educação
![](/Content/images/suzano.jpg)
![](https://redepara.com.br/imagens/galeria/50234/thumbs/50234_114724.jpg)
![](https://redepara.com.br/imagens/galeria/50234/thumbs/50234_114800.jpg)
![](https://redepara.com.br/imagens/galeria/50234/thumbs/50234_114722.jpg)
Foto: Advaldo Nobre/Ascom Seduc
A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) apresentou nesta quinta-feira (12), na Praça da República, em Belém, em conjunto com a Unidade de Medida Socioeducativo de Benevides (Uaseb), o projeto “A Medida Socioeducativa na Copa do Mundo Brasil 2014”, que tem como meta de desenvolver e aperfeiçoar técnicas e tecnologias educacionais na educação de jovens e adultos com enfoques e referências à medida socioeducativa.
Além disso, o projeto visa vencer as dificuldades de aprendizagem, tornando o ensino das disciplinas prazeroso, e despertar os socioeducandos para os mecanismos do saber e trabalhar, desenvolvendo habilidades e competências por área do conhecimento com emprego de metodologias que possibilitem melhor rendimento no núcleo ensino-aprendizagem. O projeto também quer levar os alunos a experiências sensoriais escolares, despertando-os para o mundo da formalidade dos saberes.
O público que prestigiou o evento recebeu desenhos relacionados ao futebol, além da visualização de um painel com jogos, quebra-cabeça, pintura, recorte, montagem, colagem e visitação aos trabalhos feitos por jovens que cumprem medida socioeducativa. As crianças encontraram com o “Fuleco”, o mascote da Copa, e receberam o desenho dele para pintar.
Para Marcelo Mafra, de 12 anos, que participou das atividades direcionadas às crianças, a programação foi muito interessante. “Gostei muito. Achei tudo muito legal e aprendi muito sobre o Brasil”, disse. A ideia do projeto se justifica pelo fato de estar em dia com os acontecimentos nacionais, tendo como referência a Copa do Mundo 2014, para enriquecer e dar mais sentido às aulas, atualizando o conteúdo programático aos muitos saberes e conhecimentos expressos no evento internacional.
Segundo o professor Jorge Luiz Pereira, autor do projeto, isso significa uma conquista e uma nova esperança para esses jovens. “É um projeto de intervenção educacional em período de crise direcionado para os socioeducandos, significando uma porta de esperança e um futuro melhor para eles. Mudar o olhar desses jovens com relação à Copa do Mundo e ampliar o mundo desse estudante é para mim a conquista de um sonho”, declarou.