Jogos Estudantis
O município de Castanhal, no nordeste paraense, recebe, até esta segunda-feira, 16, uma das fases regionais dos 56º Jogos Estudantis Paraenses (JEP’S), promovidos pelo Governo do Pará, por meio do Núcleo de Esporte e Lazer (NEL) da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), com o apoio dos respectivos municípios onde as etapas regionais estão sendo realizadas.
Em Castanhal, a solenidade de abertura do evento ocorreu na noite desta sexta-feira, 13, no Ginásio Loiola Passarinho, com a participação de mais de 300 atletas de oito municípios, entre os quais São Francisco do Pará, Capanema, Castanhal, Tomé-Açu, Inhangapi e São João de Pirabas. Eles vão disputar modalidades como basquete, futsal, handebol, vôlei, xadrez e tênis de mesa.
A cerimônia contou com o acendimento da pira olímpica e a apresentações artísticas e culturais de grupos convidados, que, na maioria, fizeram referência à Copa do Mundo, que está sendo realizada no Brasil.
O representante do NEL e coordenador da etapa de Castanhal, professor Rogério Coelho, explica que as fases regionais do JEP’S servem para classificar as equipes para a etapa estadual, de onde sairão os representantes do Estado para a disputa nacional, os Jogos da Juventude, que, neste ano, serão realizados em Londrina (PR) e João Pessoa (PB).
São, ao todo, 12 fases regionais, das quais oito já aconteceram (Marapanim, Marabá, Maracanã, Ipixuna, Irituia, Santa Isabel, Xinguara e Parauapebas). Depois da etapa de Castanhal, ainda ocorrerão as fases de Portel, Abaetetuba e Região Metropolitana de Belém. Os vencedores das etapas regionais se enfrentarão na capital, na chamada fase estadual, em agosto.
“Estamos focados, na atual gestão do NEL, em conseguir criar a lei estadual que instituirá os JEP’S como um evento oficial do calendário do governo. Assim, independentemente de quem esteja na gestão, será necessário realizar o evento, considerado como um dos mais antigos do gênero no País. Todos os anos, temos o envolvimento de todo o Estado do Pará, com a participação de crianças e jovens de toda as regiões, promovendo o intercâmbio esportivo e de culturas, além de reforçar a questão da educação física escolar”, destacou Coelho.
A mesma opinião tem o secretário de Esporte e Lazer de Castanhal, Hélio Pereira, que também ressaltou a importância da parceria entre o Governo do Estado e os municípios na realização de eventos dessa natureza. “Estamos empenhados em agregar cada vez mais eventos ao nosso município, dando todo o apoio necessário aos atletas. Para isso, é fundamental a parceria com o governo, o que só faz engrandecer ainda mais o esporte em todo o Pará”, ressalta o secretário, acrescentando que, hoje, Castanhal, com cerca de 200 mil habitantes, conta com mais de 30 ginásios esportivos.
O atleta Ronaldo Duarte, de 17 anos, morador de Inhangapi, joga futsal pela Escola Estadual Antônio Marçal, que vai representar o município na fase regional de Castanhal. Para ele, a participação no evento é fundamental para quem sonha em ser atleta profissional. “Penso nisso como uma alternativa vida e quanto mais chances tiver de praticar, de ser visto, melhor para mim. O JEP’S cumpre esse papel, por isso todos os atletas querem participar”, afirmou.
Tags
Esporte SEDUC
Relacionadas
-
Artística
Ginastas paraenses disputam torneio no Rio com apoio da Seel
-
Bolsa Talento
Canoísta paraense conquista ouro em Santa Catarina
-
'Talentos Esportivos'
Seel amplia projeto com inscrições para turmas no Mangueirão
-
Região Norte
Secretários de Educação pedem à União olhar diferenciado para a Amazônia
-
Diálogo
Secretários se reúnem com representantes do Sintepp e Sinduepa
-
Educação
Seduc inicia debate sobre novo ensino médio
-
Recuperação
Alunos do IEEP restauram mais de 110 obras de biblioteca
-
Conexões Pedagógicas
Seduc abre inscrição interna para projetos de leitura e informática
A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) lançou edital para a seleção de professores efetivos com projetos multidisciplinares nas escolas da rede estadual de ensino. O Processo Seletivo Interno (PSI... -
Matrículas abertas
Rede estadual de ensino ainda tem cerca de 100 mil vagas
-
Sudoeste
Escola Estadual em Jacundá recebe novos equipamentos