Saúde
Servidora da Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará há quase 10 anos, a psicóloga Cândida Almeida recorre aos livros disponíveis na biblioteca da Instituição para ampliar os seus conhecimentos, sempre que julga necessário. “Trabalho na clínica médica e sempre procuro revistas relacionadas ao Conselho Federal de Psicologia”, disse.
Assim como Cândida, a residente da Santa Casa em enfermagem, Bruna Larissa, também usa recorrentemente o espaço para fazer pesquisas, também por meio da internet. “Eu gosto da biblioteca da Santa Casa porque é um lugar tranquilo”, afirmou a estudante formada pela Universidade do Estado do Pará.
Palco de consultas para o público interno e externo, a biblioteca da Santa Casa está em processo de renovação do seu acervo. A ideia é, por meio de doações, atualizar o estoque que conta com aproximadamente 1.400 livros da área da saúde, além de trabalhos desenvolvidos por estudantes dentro da Instituição. Cândida e Bruna garantiram que vão doar livros para contribuir com o processo.
De acordo com Joyce Nascimento, servidora lotada na biblioteca, o espaço atende cerca de 20 pessoas por dia das 8h às 19h. E são aproximadamente 60 livros que saem por empréstimo mensalmente.
Lizomar Moia, diretoria de ensino e pesquisa da Santa Casa, informa que a Fundação aceita doações de livros de todas as áreas da saúde. Para ela, a integração de assistência e ensino dentro da maior maternidade pública do Pará é uma realidade. “Iremos renovar o espaço da biblioteca, que irá para outro local dentro da Fundação. A ideia parte da premissa da valorização do ensino e pesquisa. Quanto maior a qualidade do ensino, melhor o atendimento. É esta a lógica que a Santa Casa entende como correta”, frisou.
Serviço: Para doar livros da área da saúde, basta se dirigir a biblioteca da Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará, das 8h às 19h. O hospital fica localizado na Rua Bernal do Couto, entre Generalíssimo e 14 de Março.