A última quarta-feira, 18, foi marcada por muito trabalho na Oficina Técnica promovida pela Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Mineração (Seicom), realizada no Espaço São José Liberto, que iniciou o processo de construção do Plano de Desenvolvimento ao Arranjo Produtivo Local (APL) de Moda e Design no Pará.
O diferencial desse encontro, conduzido pelo representante da Fundação Vanzollini da Poli USP, Rodrigo Villa, consultoria indicada pelo Ministério do Desenvolvimento Indústria e Comércio Exterior (MDIC), foi a oportunidade dada aos participantes de avaliar sua identificação e garantir sua inserção no processo de elaboração do plano.
"A melhor forma de combater a desigualdade social e a pobreza é através da inclusão produtiva, do estímulo a empreendimentos, do trabalho e da qualificação. Só assim pode-se conquistar um patamar econômico mais elevado", complementou a titular da Seicom, Maria Amélia Enríquez, a respeito da missão do órgão de integrar o coletivo intersetorial, que possui uma alta expressividade de mercado na área da economia criativa e cultural, ao desenvolver esse tipo de atividade.
A Seicom tem o papel de coordenar o desenvolvimento dos APLs de Economia Criativa do Pará, demanda essa recebida por meio da participação no Edital 03/2013 do MDIC, que agregou entre as múltiplas funções que lhe foram atribuídas a de elaborar o Plano de Desenvolvimento da APL de Moda Criativa da Região Metropolitana.
Com o apoio efetivo do MDIC, a Seicom buscará estimular a estrutura produtiva dos setores da Moda e Design, propiciando um ambiente sociocultural nos territórios, sobretudo que determine as condições do empreendedorismo, do desenvolvimento local e, ainda, desenvolva a capacidade de inovação, aprendizado e qualificação profissional das regiões paraenses.
A oficina técnica foi direcionada a empreendedores criativos microempresas, instituições sociais e acadêmicas, entre outros participantes dos aglomerados do setor da Moda e Design. Todos foram provocados a participar da dinâmica que buscou produzir um diagnóstico da realidade local, por intermédio da ferramenta administrativa de identificação de pontos fracos, fortes, oportunidades e ameaças e matriz swot - que permite uma visão interna da organização em relação a sua concorrência, allém de uma visão externa do mercado e das suas evoluções.
Durante a oficina foram formados cinco grupos de acordo com área de atuação na linha da economia criativa, que expuseram suas propostas com base nos diversos entraves que emperram atualmente o desenvolvimento do setor de confecção, moda e design no estado.
Na reunião foi apresentado, ainda, um perfil dos empreendedores do Pará, pautado nos cadastros já efetuados no link http://seicompa.com.br/cd/cadastro-moda/, que servirá de base para um levantamento do segmento de Moda no Pará, com vistas a aglomerar e instaurar uma rede proativa do setor que agregue valor ao Núcleo Estadual de APL.
O empreendedor que ainda não tiver feito o seu cadastro deve acessar o Link Colaborativo, espaço em que todos podem se inscrever, na área de Cadastro Único.
Tags
comércio indústria
Relacionadas
-
Crescimento
Governo participa das celebrações dos 200 anos da ACP
-
Festival
Comitiva do Pará visita fábricas em preparação ao 'Chocolat São Paulo 2019'
-
Em Brasília
Governo do Pará apoia Marcha em Defesa dos Municípios
-
Visita
Comunidade portuguesa convida governador para missão empresarial
-
Indústria
Codec avança nas discussões sobre segurança no Distrito de Ananindeua
-
Integração
Governo começa a discutir melhoria e ampliação dos Distritos Industriais