Segurança






Foto: Thiago Gomes/Ascom Susipe
O superintendente do Sistema Penitenciário do Estado (Susipe), André Cunha, fez, na manhã desta sexta-feira (27), uma vistoria técnica na nova Central de Triagem Masculina de Santarém, no oeste paraense, acompanhado por técnicos e engenheiros da construtora responsável pela execução da obra, que está 100% concluída. "A nova central de triagem está pronta para entrar em funcionamento. Começamos agora a etapa de aparelhamento do espaço com toda a mobília necessária para ativá-lo em definitivo, o que já deve acontecer nos próximos dias", disse o superintendente.
Com um investimento de mais de R$ 4 milhões do governo do Estado, a nova unidade prisional terá 316 vagas para presos provisórios. Com a inauguração da nova unidade prisional, a antiga Central de Triagem de Santarém, anexa ao prédio da Polícia Civil, será desativada. O espaço, futuramente, irá se transformar em um novo centro de detenção para custodiar apenas internos do regime semiaberto.
A Susipe iniciou a construção da nova central de triagem em 2011, já nos padrões de acessibilidade a internos portadores de necessidades especiais, além de contar com um sistema anti-incêndio. O modelo é o mesmo adotado na construção de outros presídios no Estado. "Outra novidade é que esta será a primeira unidade prisional do Estado a usar um sistema sustentável de reaproveitamento da água da chuva para a rede sanitária, jardinagem e limpeza da unidade", informou André Cunha.
A Central de Triagem Masculina de Santarém tem dois blocos, cada um com doze celas coletivas para doze internos, duas celas para portadores de necessidades especiais e duas celas de isolamento para seis internos cada. No total são 158 vagas por bloco. A nova unidade prisional tem dois solários com 120 metros quadrados cada, além de consultórios médicos e odontológicos, enfermaria e quatro salas de aula. Na nova unidade prisional, os agentes penitenciários vão monitorar os internos de um andar superior, o que garante maior nível de segurança contra possíveis tentativas de fugas, motins ou rebeliões.
Os 70 presos provisórios da antiga central de triagem, além de 163 detentos também provisórios custodiados, atualmente, no Centro de Recuperação Agrícola Silvio Hall de Moura, deverão ser transferidos para a nova unidade. "Esta já é a quarta unidade prisional a ser entregue neste governo, com quase mil novas vagas geradas ao sistema carcerário do Pará. A Central de Triagem de Marabá e o módulo do semiaberto de Bragança serão os próximos centros de detenção a serem inaugurados até o fim de julho", disse André Cunha.
O governo do Estado está investindo mais de R$ 100 milhões na construção de 20 novos centros de detenção no Pará. Até o fim de 2014, a meta é criar cerca de três mil novas vagas no sistema prisional do Estado. Atualmente, 17 novas unidades prisionais estão em construção nos municípios de Bragança, Marabá, Parauapebas, Paragominas, Santarém, Santa Izabel do Pará, São Felix do Xingu, Tomé-Açu e Vitória do Xingu. No total, mais de seis mil novas vagas serão contratadas até 2015.