Turismo
O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo (Setur), firmou termo de cooperação técnica na tarde desta sexta-feira (27), com a prefeitura de Belém, através da Coordenadoria Municipal de Turismo (Belemtur). O acordo foi assinado pelo secretário estadual Adenauer Góes, pelo prefeito Zenaldo Coutinho, e o coordenador municipal Maikenn Souza.
O termo de cooperação técnica tem como objetivo promover por meio de programas, projetos, realização de estudos, pesquisas, inventários turísticos e levantamento de dados e informações que auxiliem as políticas de gestão, investimento, planejamento, promoção, controle, aperfeiçoamento e avaliação do turismo no Pará.
“Esse termo de cooperação técnica é uma formalidade necessária entre governo e prefeitura para que possam ter um instrumento legal que permita a execução de várias ações em planejamento, promoção, divulgação, pesquisas e estudos. É um desafio para nós a concepção do turismo como atividade econômica, em um processo no qual o empresariado é fundamental, pois sem ele não há negócio”, explicou Adenauer Góes.
De acordo Zenaldo Coutinho, a assinatura do termo é a consolidação de um projeto de turismo para a capital paraense. “Belém é o principal portão de entrada do estado. E é nosso papel cada vez mais utilizar as forças públicas em parceria com a iniciativa privada, em prol do desenvolvimento de um segmento importantíssimo como o turismo. Mas, para isso, precisamos capacitar os prestadores de serviço, profissionalizar o mercado e saber vender corretamente a imagem desse destino, para atração de investimentos e turistas em nossa cidade”.
Para o coordenador da Belemtur, Maikenn Souza, a integração entre Estado e Município é fundamental para o fortalecimento da atividade turística. “Agora, vamos poder fazer um diagnóstico turístico completo de Belém, seus atrativos, potencialidades, segmentos, mercado hoteleiro, a prestação de serviços e todo esse conjunto que compõem a atividade do turismo”, destacou.
Belém-Bragança – Na ocasião, Zenaldo Coutinho também assinou o protocolo de intenções para a rota turística histórica e cultural Belém-Bragança, que irá dinamizar a economia local e contribuir para o desenvolvimento da região turística Amazônia Atlântica. Os treze municípios que compõem a PA-242, que liga a capital paraense a Bragança, devem assinar o termo de adesão de participação e reconstrução da rota baseada na antiga estrada ferroviária, que marcou parte da história econômica do Pará, sendo extinta em meados dos anos 60.
Tags
setur Turismo
Relacionadas
-
Mercado europeu
Gastronomia paraense é a estrela da 1ª Mostra Pará-Amazônia em Lisboa
-
Turismo
Matéria de 'O Estadão' convida a descobrir as belezas e riquezas do Marajó
-
Prazo
Municípios têm até 30 de junho para aderir ao Mapa do Turismo Brasileiro
-
Parque Zoobotânico
Governo quer o Museu Paraense Emílio Goeldi na rota turística do Estado
-
Desenvolvimento urbano
Governo cede terreno para construção de complexo turístico e de negócios em Marituba
-
Verticalização
Pará vai negociar cacau e chocolate na feira internacional de São Paulo
-
Gestão
Municípios recebem oficinas do Programa de Regionalização do Turismo
-
Santarém
Governo participa de lançamento do projeto Investe Turismo
-
Feiras internacionais
Estado fortalece economia do turismo na Europa
-
Em São Paulo
Cacau, chocolate e joias do Pará participarão de festival internacional