Negócios
Foto: Eliseu Dias/Ag. Pará
Por intermédio do departamento de Mercado, Atração de Investimentos e Desenvolvimento Industrial da Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Mineração (Seicom), a equipe de reportagem internacional do Shanghai Media Group, TV Satélite CBN, realizou gravações no domingo (29) na Estação das Docas e Ver–o–Peso e nesta segunda-feira (30), no Espaço São José Liberto, onde entrevistou a titular da Seicom, Maria Amélia Enriquez, e na Secretaria Especial de Desenvolvimento e Incentivo à Produção (Sedip).
Guiados pelo presidente da Associação Comercial, Industrial, Agropastoril e de Serviços de Santa Isabel (Aciasi), Valmir Batista, na parte da tarde partiram para a fazenda Flor de Açaí, localizada a 36 Km da capital paraense, na Região Metropolitana de Belém (RMB), onde fizeram matéria sobre a plantação de açaí e as oportunidades de agronegócios na região, temas conversados na entrevista com o diretor geral da agroindústria Santo Expedito, Otacilio Frigo, na companhia do presidente honorário da Associação Comercial de Chineses da Amazônia, Jianzhong Yang.
A intenção da cobertura é pautar um programa voltado inteiramente ao público de empresários e potenciais investidores da China, num espaço para o mundo dos negócios. O Pará é o terceiro estado a ser registrado pelo grupo, que pretende mostrar todas as possibilidades de mercado para os chineses investirem.
Wei Huang, apresentador do programa, teve a experiência de ver e tocar o açaí nativo da região, além de saborear o caldo da fruta mais famosa do Pará, juntamente com todo o grupo da TV, e ainda presenciar a chuva da tarde, proveniente do clima amazônico da localidade, condições essas determinantes na escolha do segmento já trabalhado pela empresa Santo Expedito, onde foram feitas as gravações, que recentemente implantou a fábrica com o objetivo de industrializar e verticalizar sua produção advinda dos 540 hectares de açaizeiros plantados.
Os visitantes chineses também participaram de um encontro com representantes da Federação da Agricultura e Pecuária do Pará (Faepa), Seicom e Sedip. Nesta terça-feira (1º), a equipe de jornalistas terá reunião pela manhã na Companhia das Docas do Pará (CDP), às 9h30, com Socorro Pirâmides, diretora de Gestão Portuária e técnicos da área de Logística Portuária e Industrial da Seicom, Alexandre Araújo e Lucas Conde.
Logo após a reunião na CDP, o grupo seguirá ao Porto de Barcarena e, nesta quarta-feira (2), a comitiva viajará ao município de Paragominas, acompanhada da equipe da Seicom, para realizar mais registros das potencialidades paraenses.