A Fundação Hemopa convoca doadores de sangue para comparecer à sede do hemocentro ou às campanhas externas realizadas com o auxílio da unidade móvel em vários pontos da cidade para restaurar o estoque estratégico, que enfrenta uma queda de 35% em função das comemorações da Copa do Mundo 2014 e também do movimento de saída da cidade em virtude do recesso escolar, quando boa parte da população se desloca para os balneários do estado.
Para a gerente de captação de doadores, a assistente social Juciara Farias, a maior dificuldade no serviço é a evasão de doadores e a conseqüente elevação da necessidade transfusional na rede hospitalar em função do aumento das intercorrências, especialmente nas unidades de urgência e emergência. “A necessidade diária é muito grande. O índice de acidente com carros e motos cresce a cada dia. As pessoas precisam manter uma conduta mais prudente no trânsito”, ressaltou, convocando familiares e amigos de pessoas internadas na rede hospitalar a doar sangue. “Milhares de pessoas precisam de transfusão para sobreviver e cabe a todos nós colaborar com a manutenção desse estoque de sangue, caso contrário o produto vai faltar”, destacou.
O odontólogo Fábio Henrique Costa de Sousa, 44, faz parte de um seleto grupo de doadores habituais. Com sangue tipo O Positivo, ele ajuda a salvar vidas há 24 anos. Residente em Vila do Conde, ele mostra orgulhoso a matrícula de número 18. “Assistindo a TV soube da necessidade constante de doadores que o Hemopa tem e vim a Belém especialmente para doar. Espero que mais pessoas façam o mesmo, não só na hora que outras precisam, mas todos os dias”, declarou o doador, que esteve na sede do hemocentro dando a sua colaboração.
Nas duas primeiras ações deste mês, em parceria com a Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, dia 1°, e na Presidente Vargas, dias 2 e 3, resultaram em 259 comparecimentos. O cronograma de campanha externa prossegue nos dias 10 e 11, com a unidade móvel de coleta de sangue que estará na Avenida Presidente Vargas, das 8h às 15h. Neste mesmo dia também haverá campanha no 2° BIS, na Avenida Almirante Barroso, das 8h às 12h. Nos 15, 16, 23 e 24, novamente a unidade móvel do hemocentro estará no pátio do Castanheira Shopping Center, das 10h às 19h. A ação tem por meta coletar 80 bolsas de sangue por dia. No entanto, todas as campanhas estarão coletando cadastro de doadores de medula óssea.
No dia 31, a unidade móvel estará novamente na Avenida Presidente Vargas, em frente ao Banco do Brasil, das 8h às 15h. A previsão é de 80 coletas.
Quem pode doar sangue: Candidatos com boa saúde; idade entre 16 anos completos e 67 anos e peso acima de 50 kg. É necessário apresentar documento de identidade original e com foto. Não precisa estar em jejum, ao contrário, o doador deve estar bem alimentado. Com a doação são realizados exames para diversas doenças, entre elas Aids, Sífilis, Doença de Chagas, Hepatites, HTLV I e II, além de tipagem sangüínea. O homem pode doar a cada dois meses e a mulher a cada três. O resultado dos exames dos doadores podem ser obtidos on line, por meio do site wwW.hemopa.pa.gov.br, em 30 dias após a coleta do sangue.
Quem pode fazer cadastro de doação de medula óssea: Homem ou mulher saudáveis, com idades entre 18 e 55 anos. Necessário portar documento de identidade original e com foto.
Serviço: O Hemopa espera por você na Tv. Padre Eutíquio, 2109. Funcionamento para coleta: de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h, e aos sábados, das 7h30 às 17h. Maiores informações pelo fone: 0800 280 8118, de 2ª a 6ª-feira, das 8h às 18h; e aos sábados, até as 17h.
Tags
HEMOPA Saúde
Relacionadas
-
Cetea
Estado apoia criação de clínica-escola com tratamento especializado para autismo
-
Em Marabá
Hospital Regional estimula diálogo para ampliar segurança dos pacientes
-
Celebração de Páscoa
Voluntários fazem a alegria de crianças internadas no Hospital Regional em Marabá
-
Gestão
Hospital Geral de Tailândia aumenta segurança com novas normas de acesso
-
Pet Terapia
Hospital de Santarém promove reabilitação de pacientes com auxílio de animais
-
Ações de Saúde
Hemopa tem programação alusiva ao Dia Mundial da Hemofilia
-
Saúde
Técnicos debatem planejamento das redes de atenção do SUS no Pará
-
Trabalho
Hospital Metropolitano seleciona gerente de qualidade
-
Capacitação
HMIB está com inscrições abertas para curso gratuito de formação de Doulas
-
Ação educativa
Hospital Ophir Loyola reforça importância dos cuidados com os rins