Inovação
Foto: Rodolfo Oliveira/Ag. Pará
O Centro de Perícias Científicas “Renato Chaves” finalizou a implantação do Serviço de Verificação de Óbitos (S.V.O) e agora passa a ser a primeira unidade do CPC apta a averiguar a causa mortis, bem como a expedir o atestado de óbito, nos casos de morte natural. O convênio com a Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa) que assegurou a implantação do primeiro S. V. O. do estado foi assinado em agosto passado, com o objetivo de garantir o esclarecimento das chamadas mortes naturais com ou sem assistência médica e as das classificadas como 'sem elucidação diagnosticada'.
Atendendo, em princípio, a Região Metropolitana de Belém, o S. V. O ajuda a reduzir as mortes com causa indefinida, identificando com mais clareza as doenças e agravos que levam o indivíduo ao óbito, além de assegurar e efetivar a cidadania da pós-morte e incrementar as políticas públicas, já que o diagnóstico e informações epidemiológicas dos óbitos são de suma importância para se traçar campanhas de prevenção.
O S.V.O também cumprirá um papel estratégico quanto a alimentação de dados no Sistema de Informação sobre Mortalidade do Ministério da Saúde, destinados a qualificar ainda mais os métodos de prevenção, pois cadastra e produz estatísticas sobre doenças letais.
O serviço é formado por um coordenador e médico especialista em Patologia, 26 servidores, sendo 15 técnicos que passaram por treinamentos sobre histopatologia, três assistentes sociais para atender os familiares, quatro motoristas e quatro assistentes administrativos, que contam com sala própria de atendimento e trabalho, veículo especifico de remoção. O S.V.O funciona na sede do Centro de Perícias Científicas de domingo a domingo, das 8h as 22h, já o serviço de remoção opera 24 horas.