Saúde

Oficinas da Sespa são referência em livro do Conselho de Secretários de Saúde

A avaliação do processo de Planificação da Atenção Primária em Saúde (APS) no Pará, feito pela Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa) desde agosto de 2011, será publicada no livro “Conass Documenta”, a ser editado ainda este ano pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass). O anúncio foi feito na segunda-feira (7), pelas consultoras do órgão, Alzira Guimarães e Ademilde Andrade, em visita ao titular da Sespa, Helio Franco.

O Pará foi o primeiro dos 27 Estados brasileiros que concluíram o bloco geral das dez oficinas propostas pelo Conass, que criou o Projeto de Planificação da APS, cujo objetivo era de fazer um diagnóstico da Atenção Primária em cada região do Estado e elaborar propostas e estratégias para que a Atenção Primária funcione bem e cumpra o seu papel no Sistema Único de Saúde (SUS). A iniciativa também teve o apoio do Ministério da Saúde e do Colegiado de Secretários Municipais de Saúde (Cosems).

A publicação servirá para que os próximos gestores estaduais tenham acesso às metodologias aplicadas pela Sespa e possam reproduzi-las em seus Estados, observadas as características regionais de abrangência. A obra tem a colaboração de Helio Franco, de representantes da diretoria da Sespa, de técnicos da Escola Técnica do Sistema Único de Saúde Manuel Ayres (Etsus), além de apoiadores do Ministério da Saúde e da Universidade do Estado do Pará (Uepa).

“As pessoas que integram estes setores foram participantes ativos dentro do processo. As informações nos darão subsídios para a contextualização da publicação, que será apresentada aos próximos gestores no início do próximo ano”, disse Alzira Guimarães. O projeto do Conass é composto por dez Oficinas de Planificação da APS abordando os seguintes temas: Redes de Atenção à Saúde, Atenção Primária à Saúde no Estado, Territorialização, Organização dos Processos de Trabalho em Saúde; Organização da Atenção à Saúde na Unidade Básica de Saúde; Abordagem Familiar e o Prontuário Familiar, Assistência Farmacêutica, Sistemas de Informação em Saúde, Sistemas de Apoio Diagnóstico, Sistemas Logísticos e Monitoramento; e Contratualização das Equipes da APS.

A enfermeira Jane Neves, diretora de Atenção Primária e coordenadora estadual da Planificação desde o início dos trabalhos no Pará, lembrou que foi incluída uma oficina de sensibilização, por isso o número de onze oficinas ministradas no Estado. “Já contemplamos os municípios da região metropolitana I, II e III. Também iniciamos oficinas nas regiões de Caetés e do Marajó I e II. Nossa perspectiva é chegar às localidades de abrangência das regiões de Tocantins, Lago do Tucuruí e também do Baixo Amazonas”, concluiu Jane Neves.


Tags

Saúde SESPA