Geração de renda
Trinta e cinco mulheres agricultoras da comunidade de Sucurijuquara, na Ilha de Mosqueiro, distrito de Belém, foram beneficiadas com informações sobre cooperativismo e associativismo, por meio de oficina ofertada pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) nesta quarta-feira, 10. O objetivo da ação foi esclarecer sobre o funcionamento de cooperativas e associações visando a criação de uma entidade que contemple as famílias da comunidade.
A expectativa da oficina é que as mulheres possam ter conhecimento para trabalhar de forma cooperada e associada e assim fomentar as atividades que já desenvolvem, como a olericultura, fruticultura, piscicultura, criação de pequenos animais, artesanato e cultura de subsistência. “A intenção é que mais à frente, com a estruturação de uma entidade, as mulheres possam ser inseridas em políticas públicas, como o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) e Programa de Aquisição de Alimentos (PAA)”, afirma a técnica social da Emater e ministrante da oficina, Raimunda Botelho.
Uma outra oficina com a mesma temática já está prevista para a próxima quarta-feira, 16, no mesmo horário. O grupo já é atendido pelo órgão com capacitação para geração de trabalho e renda, como alimentação alternativa, por exemplo, que pode permitir um acréscimo de pelo menos 10% na receita doméstica.