Segurança
A Polícia Civil deu posse nesta sexta-feira (11), na Delegacia Geral, a 372 novos policiais civis nomeados pelo governo do Estado no último dia 30 de junho. Pela manhã, foram empossados os novos investigadores e escrivães, e à tarde, ocorreu a posse dos delegados e papiloscopistas. Na próxima terça-feira (15), os novos policiais civis receberão as lotações e saberão o local em que irão desempenhar inicialmente as atividades de Polícia Judiciária.
A partir do próximo dia 16, os policiais já entrarão no exercício das funções, quando deverão se apresentar na sede da superintendência regional responsável pelo município em que vão trabalhar. A solenidade de assinatura do termo de posse foi presidida pelo delegado geral, Rilmar Firmino de Sousa. Segundo ele, os novos policiais civis serão lotados em delegacias do interior do Estado, como nos municípios de Itaituba, Altamira e Santarém, que receberão maior efetivo policial. "A população pode esperar um aumento de 30% de policiais civis nas delegacias", disse.
A delegada geral adjunta, Christiane Ferreira, ressaltou a importância do que foi ensinado na Academia de Polícia Civil (Acadepol). Para ela, os novos policiais civis devem sempre considerar o que foi ensinado no período de treinamento, principalmente, no que diz respeito à hierarquia e disciplina. "É importante que todos se dediquem em suas funções para somar e desempenhar um bom trabalho", enfatizou.
Segundo a nova investigadora Ana Paula Aquino, a posse do cargo representa um momento importante, que dá início a uma nova etapa de vida. "Espero me dedicar ao novo trabalho e contribuir com o serviço público de maneira positiva", ressaltou. Após a assinatura do termo de posse, os policiais civis fizeram a assinatura digital da carteira de identidade funcional.