Saúde
Foto: José Pantoja/ Sespa
Para garantir o atendimento da população neste mês de julho, o Hospital Regional de Salinópolis (HRS) reforçou os serviços, colocando à disposição dos pacientes sete médicos especialistas na escala de plantão, como dermatologistas, cirurgiões, pediatras, ortopedistas, clínicos gerais e urologistas. Além disso, uma equipe multiprofissional composta por assistentes sociais, psicólogos, enfermeiros e técnicos de enfermagem e de Raios-X também apoia o atendimento.
O hospital, de média complexidade, dispõe de 52 leitos e oferece atendimento de urgência e emergência 24 horas. O HRS disponibiliza serviços de ginecologia e obstetrícia, cardiologia e realiza exames laboratórios, de ultrassonografia e eletrocardiograma. Além da população local, o hospital ainda atende pacientes vindos dos municípios próximos, como Santarém Novo, Santa Luzia, São João de Pirabas e Ourém.
Segundo a diretora do HRS, Durvalina Serrão Pinto, a população de Salinópolis aumenta sete vezes neste período, por isso foi necessário ampliar a grade de plantão para garantir o bom funcionamento do hospital. “Nosso objetivo é oferecer atendimento humanizado aos veranistas que visitam o local, assim como para os moradores da cidade, que venham precisar de serviços médicos”, afirmou.
Três ambulâncias reforçam o atendimento, sendo que uma delas fica de plantão na praia do Atalaia durante o dia, outra no hospital, e uma à noite na orla do Maçarico. Durante os plantões das ambulâncias, são oferecidos serviços de curativo, verificação de pressão arterial e primeiros socorros. Também para casos de urgência, um helicóptero da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) dá apoio ao HRS, que oferece suporte médico e insumos para agilizar o serviço.
No ano passado foram atendidas 13.345 pessoas no mês de julho, em serviços emergenciais e ambulatoriais. Neste ano, do dia 1º ao dia 10 deste mês, foram realizados 2.123 atendimentos. Apenas um caso de acidente por motocicleta foi registrado no hospital. A diretora do HRS informou que até agora os casos mais frequentes são diarreia e vômito. “É importante ressaltar que as pessoas precisam ter cuidado com a alimentação, principalmente nas praias. Também deve-se atentar com o consumo exagerado do álcool para evitar acidentes de trânsito”, disse Durvalina.
Prevenção - Nos fins de semana deste mês, técnicos da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) percorrem os locais mais procurados pelos veranistas para orientá-los sobre a importância da prevenção das Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), HIV/ Aids e hepatites virais. As ações ocorrem com a distribuição de preservativos masculinos em oito municípios: Salinópolis, Bragança, Cametá, Maruda, Barcarena, Salvaterra, Soure e Abaetetuba.
Em alguns locais, a Coordenação Estadual de DST/Aids e Sífilis leva os serviços de teste rápido para verificar os dois tipos de caso. Neste final de semana, em Salinópolis, as atividades aconteceram no mercado municipal e na praia do Atalaia, principais pontos de concentração dos banhistas.
A Coordenação Estadual de Hepatites Virais promove ações em alusão ao Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais, comemorado no próximo dia 28. Os serviços incluem a distribuição de preservativos masculinos e de folders com orientações à população sobre os meios de transmissão das hepatites virais, além de intensificação da vacina contra a hepatite B. Também são ofertados testes imunorápidos para o diagnóstico precoce e tratamento da doença.