Verão 2014




Foto: Rodolfo Oliveira/Ag. Pará
O fluxo de passageiros no Terminal Hidroviário do Porto de Belém “Luiz Rebelo Neto” continua intenso nas férias de julho. No terceiro final de semana, entre os dias 16 a 20, foi registrada a movimentação de 25 mil pessoas, uma média de cinco mil passageiros por dia. Com esses números, a expectativa da diretoria do terminal foi superada. “Esperávamos receber um público de 80 mil pessoas em todo o mês de julho, mas o número foi superado. Agora nossa estimativa é de 100 mil pessoas”, detalha o gerente administrativo do empreendimento, Axel Sanches.
Na opinião dele, o grande movimento no terminal se deve ao fato de a população ter aprovado as instalações do espaço. “A receptividade das pessoas tem sido muito positiva. Nós também estamos atentos a todas as necessidades dos passageiros para sempre atendê-los da melhor forma possível”, ressalta Axel.
A professora Ana Helena Soares, 42 anos, depende do terminal quase que diariamente. “A estrutura está muito boa e os espaços são muito confortáveis”, afirma. O horário de funcionamento do espaço normalmente é das 5h às 20h. Mas, no período de férias, foi ampliado para o horário das 4h às 21h. Atualmente, embarcações de cinco empresas partem e chegam ao novo Terminal Hidroviário de Belém, oferecendo os seguintes trajetos, de ida e volta: Belém - Camará (Marajó); Belém-Manaus e Belém-Macapá.
Órgãos fiscalizadores presentes no terminal trabalham em caráter educativo, para esclarecer aos frequentadores e usuários sobre as legislações pertinentes, por exemplo, ao embarque e desembarque de cargas e de crianças, que contam com legislações específicas. Postos da Polícia Turística e da Companhia Paraense de Turismo (Paratur) também atendem aos que necessitam de informações mais detalhadas.
Em ambiente totalmente refrigerado, os passageiros têm à disposição um moderno sistema de embarque e desembarque, nos moldes dos aeroportos. Contam ainda com lojas de conveniência, farmácias, praça de alimentação, duas lanchonetes e dois flutuantes com rampas articuladas. As áreas de embarque e desembarque de passageiros contam com os mais modernos equipamentos de segurança, com controle de raio-x e scanner para bagagens. O terminal também é dotado de sistema de som e de vigilância, com câmeras e telas que anunciam os horários de chegada e saída de embarcações, além de contar com tecnologia de internet sem fio, com sinal wi-fi do Navegapará.
Os passageiros também podem guardar suas malas em um guarda-volumes até o horário de sua viagem, e, no momento em que forem embarcar, tem à disposição carrinhos para que não precisem carregar suas bagagens na mão. O intuito do terminal é oferecer conforto, segurança e mobilidade à população.