Férias

Foto: Cláudio Santos/ Ag. Pará
O Terminal Hidroviário do Porto de Belém “Luiz Rebelo Neto” está sendo bastante procurado pelos veranistas no último fim de semana de julho. Durante toda a sexta-feira (25), o local permaneceu lotado de passageiros, visitantes e turistas, a maior parte deixando a capital rumo aos municípios do interior do Estado. A expectativa é que 100 mil pessoas passem pelo espaço este mês.
Vindo de Manaus, o oficial da Marinha Wagner Maciel, 52 anos, fez questão de conhecer os espaços do terminal durante sua passagem por Belém. “Muitas colegas comentaram que o terminal de Belém estava muito bonito e eu reservei um tempo na minha folga para ver de perto. Gostei muito do resultado”, disse.
A dona de casa Mirian Aires, 28 anos, que viaja constantemente para Monte Alegre, no Baixo Amazonas, usa o terminal desde que ele foi inaugurado. “Fui uma das primeiras passageiras a embarcar e acho que sou uma das que mais embarcam e desembarcam aqui. Estou muito feliz com o novo terminal”, frisou.
O fluxo de passageiros no terminal no mês de julho surpreendeu a diretoria do espaço, superando a expectativa de movimentação. “Isto demonstra o quanto as pessoas ficaram satisfeitas e aprovaram o terminal”, afirma o gerente administrativo do empreendimento, Axel Sanches.
O horário de funcionamento do espaço normalmente é das 5 às 20 horas, mas, no período de férias, ele foi ampliado para o horário das 4 às 21 horas. Atualmente, embarcações de cinco empresas partem e chegam ao novo Terminal Hidroviário de Belém, oferecendo os seguintes trajetos, de ida e volta: Belém - Camará (Marajó); Belém-Manaus e Belém-Macapá.
Segurança – Órgãos fiscalizadores presentes no terminal trabalham em caráter educativo, para esclarecer os frequentadores e usuários sobre as legislações pertinentes, por exemplo, ao embarque e desembarque de cargas e de crianças, que contam com legislações específicas. Postos da Polícia Turística e da Companhia Paraense de Turismo (Paratur) também atendem aos que necessitam de informações mais detalhadas.
Em ambiente totalmente refrigerado, os passageiros têm à disposição um moderno sistema de embarque e desembarque, nos moldes dos aeroportos. Contam ainda com lojas de conveniência, farmácia, praça de alimentação, duas lanchonetes e dois flutuantes com rampas articuladas. As áreas de embarque e desembarque de passageiros contam com os mais modernos equipamentos de segurança, com controle de raio-x e scanner para bagagens.
O terminal também é dotado de sistema de som e de vigilância, com câmeras e telas que anunciam os horários de chegada e saída de embarcações, além de contar com tecnologia de internet sem fio, com sinal wi-fi do Navegapará. Os passageiros também podem guardar as malas em um guarda-volumes até o horário da viagem, e, no momento em que forem embarcar, tem à disposição carrinhos para que não precisem carregar as bagagens na mão. O intuito do terminal é oferecer conforto, segurança e mobilidade à população.