Inclusão social



Foto: Thiago Gomes/Ascom Susipe
Cinco internos do Centro de Recuperação de Mosqueiro participaram de uma ação social nas praias do Farol e Chapéu Virado na manhã deste sábado (26). Os detentos, que cumprem pena no regime fechado e semiaberto, distribuíram sacos plásticos para os veranistas, em ação do projeto Ilha Consciente 2014, parceria entre a Superintendência do Sistema Penitenciário do Pará (Susipe), Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, ONG Viva Mosqueiro, Pastoral Carcerária Católica, Grupo de Presídio da Igreja Universal e Visuarte.
O detento Olival de Sousa, 45 anos, teve a oportunidade de pisar na praia depois de quase quatro anos preso. “É a primeira vez que participo de um projeto como esse. Esta é a oportunidade de mostrarmos que somos novas pessoas, com novos pensamentos, e que queremos retornar para a sociedade”, disse o interno, que cumpre pena no regime semiaberto.
“Fizemos essa parceria pensando em aproximar os presos da sociedade, estimulando a consciência dos cidadãos e da importância de ressocializar os detentos. Essa ação educativa ajuda a preservar o meio ambiente e a diminuir o preconceito”, explicou o coordenador de Projetos da Susipe, Ércio Teixeira.
O advogado Jarbas Silva e a família escolheram Mosqueiro para aproveitar o último fim de semana de julho. Para ele, é importante esse tipo de educação ambiental nas praias, pois cada um tem que ser responsável pelo lixo que produz. Ao saber que a distribuição dos sacos era feita por detentos, o veranista ficou surpreso. “Não vejo nenhum problema de eles fazerem esse tipo de trabalho. A ressocialização é uma fase muito importante na vida dos detentos. A Susipe está de parabéns pela iniciativa”, disse.
O carioca Carlos Antônio dos Santos também gostou do trabalho. “Achei interessante trabalhar a conscientização do meio ambiente junto aos detentos e aos veranistas. Também precisamos diminuir preconceitos, e essa é uma excelente forma de ver que são pessoas educadas e que estão na praia para ajudar a preservar a natureza,” frisou.
Saúde – A equipe do projeto entregou ainda panfletos educativos e preservativos e fez o teste rápido de hepatite. A coordenadora estadual de Hepatites Virais da Sespa, Cisalpina Cantão, explicou que o trabalho é alusivo ao Dia Mundial de Combate às Hepatites Virais, que ocorre na segunda-feira (28). “A Coordenação de Hepatites trabalha para combater o sub-regitro de casos, além de fazer a ampliação do diagnóstico, vacinação e tratamento. Essa é a primeira parceria com a Susipe, e faz parte da nossa política de atenção especial para populações vulneráveis. É muito importante tê-los como agentes de promoção social”, disse.
Valdeci dos Reis, 34 anos, que cumpre pena no regime fechado, estava feliz em poder ajudar o meio ambiente, além de voltar à praia do Farol depois de cinco anos preso. “Estou muito grato pela confiança da direção do presídio em me oferecer essa oportunidade. Vendo tudo isso, meu sentimento é de felicidade, e aumenta a vontade de cumprir minha pena e poder voltar aqui em liberdade com meus cinco filhos,” disse o interno.