Férias




Foto: Carlos Sodré /Ag. Pa
Em vários pontos de Belém, a Polícia militar do Pará atua neste mês com barreiras que servem para prevenir diversos crimes e garantir a segurança de quem ficou na capital durante as férias escolares. Na barreira montada no bairro de São Brás, em média, 25 vans e taxis são abordados por hora durante a operação.
Segundo a PM, o trabalho também envolve ações de prevenção, que são intensificadas no mês das férias de julho. Um dos focos da fiscalização são os veículos que transportam passageiros para o interior. Ao todo, oito barreiras, que compreendem a área do 1º e 2º Batalhões da Polícia Militar na capital, são montadas nos turnos da manhã, tarde, noite e madrugada, nos bairros do Comércio, Campina, Reduto, Umarizal e São Brás.
Em outra barreira, montada no bairro do Reduto, o foco são os veículos que se deslocam para o Ver-o-Peso. Os policias fazem a revista, principalmente, em motoqueiros. A operação também orienta os condutores com relação à segurança no trânsito. O intuito é apreender armas de fogo, coibir o tráfico de drogas e também dar orientações de trânsito aos condutores dos veículos, para dar mais fluidez e garantir a segurança.
No último sábado (26), a operação atuou também na Avenida Pedro Álvares Cabral. O vigilante Edson Pantoja trafegava pela via de moto e foi parado pelos policiais, mas não reclamou e parabenizou a ação. “Acho excelente, porque previne muita coisa errada, como assaltos, e a gente fica respaldado com uma blitz dessa. Para quem anda todo documentado, como eu, não há o que temer”, frisou.
Reforço – Em maio deste ano, 1.884 policiais militares foram formados para reforçar a segurança púbica no Estado; destes, 811 deles ficaram em Belém. Um deles é o soldado Júlio Reis, estreante nas barreiras policiais na cidade. “O serviço é algo muito interessante de ser feito. O fato de poder ajudar alguém que você não conhece é muito gratificante. Sou recém- formado e agora estou aqui dando minha contribuição para a sociedade”, considerou.
Antes de começaram a atuar nas ruas, os novos policiais fizeram curso de seis meses, com 30 disciplinas em 1,2 mil horas de carga horária, incluindo teoria e prática, além de estágio.