Férias








Foto: Cristino Martins/Ag. Pará
O clima foi nublado e com chuva no último domingo de julho no litoral nordeste paraense. Apesar do tempo ruim, o dia foi movimentado para os veranistas e para os agentes que trabalham na operação “Verão na Paz 2014”, do Sistema Estadual de Segurança Pública e Defesa Social, no município de Salinópolis.
Desde cedo, o tempo era nublado no balneário mais procurado do Estado. Mesmo assim, os veranistas aproveitaram a praia do Atalaia, que recebeu um grande número de pessoas. “Estava em outro país e voltei para o Brasil esta semana, e você sabe que aqui é o nosso pedaço de mar mais conhecido. Todo ano venho aqui. Apesar do tempo, vou me divertir, porque estar na companhia de amigos e familiares é muito bom”, disse o empresário Fernando Gomes.
No meio da manhã, uma chuva caiu em Salinas, o que não diminuiu o movimento de carros em direção às praias. Servidores da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) distribuíram preservativos para motoristas e veranistas. Homens do Batalhão de Polícia Rodoviária, da Policia Militar, organizaram o trânsito, certificando-se para que nenhum incidente ocorresse. Até o fim da tarde, nenhum acidente com vítima fatal havia sido registrado entre Santa Maria do Pará e o município de Salinas.
A estimativa é que 35 mil veículos já passaram por Salinas desde o início de julho. “Estamos com nove pontos de fiscalização e orientação para evitar problemas, e até agora nenhum acidente com vítima fatal foi registrado neste perímetro. O trabalho em conjunto de todo o sistema de segurança está dando certo”, disse o major Fábio Barra, subcomandante do Batalhão de Polícia Rodoviária.
O Corpo de Bombeiros também atua em Salinas. Nas praias, guarda-vidas estavam em posições estratégicas para dar segurança aos banhistas. As ações são, principalmente, de prevenção. Pulseiras de identificação foram distribuídas para as crianças e orientações foram repassadas aos responsáveis.
O técnico de refrigeração Carlos Silva levou dois afilhados para a praia, e eles foram identificados com a pulseirinha. “Venho todos os anos para a praia e tenho sempre este cuidado de identificar as crianças que trago aqui, e este ano não foi diferente. Os bombeiros identificaram a garotada, e isso dá mais tranquilidade para nós na praia”, afirmou.
As polícias Civil e Militar também participam das ações, com patrulhamento feito em viaturas e motos. Houve um reforço de policiais na delegacia, que ofertou diversos serviços neste período, entre eles o disque silêncio. A Polícia Militar está presente com homens do tático e da cavalaria.
Simulação – No início da tarde deste domingo (27), o Sistema de Segurança fez uma simulação de salvamento na praia do Atalaia. Três banhistas fizeram os papeis das vítimas, que se afogavam na zona de arrebentação, enquanto o helicóptero garantia o apoio aéreo e resgatava um dos afogados em uma rede. Os outros foram socorridos em lanchas em uma moto náutica.
No solo, outros bombeiros aguardavam para o atendimento, isolando a área com o apoio dos demais órgãos de segurança no local. “Com este treinamento, a gente mostra como funciona o resgate de afogamento e conscientiza as pessoas da importância de se divertir com segurança nas praias. Tem muita gente que depois de ver este trabalho pensa duas vezes antes de fazer qualquer tipo de ato que possa colocar sua vida em risco”, explicou o secretário adjunto de operações da Segup e coordenador das operações em Salinas, Mário Solano.
A Operação Verão na Paz 2014 conta com um efetivo de reforço de quase 3,5 mil agentes de segurança, em 56 municípios e 106 localidades paraenses, e prossegue até o dia 4 de agosto.