Verão 2014



Foto: Cristino Martins/Ag. Pará
Férias escolares acabando e, antes de seguir viagem de volta, os motoristas devem considerar uma série de pontos importantes para pegar as estradas. O comandante do Batalhão de Policia Rodoviária do Pará, major Sidney Profeta, ressalta que a primeira delas é avaliar as condições físicas e psicológicas de quem irá conduzir o veículo. “Nas estatísticas de um modo geral, muitos acidentes ocorrem por esse motivo. Então se o condutor apresentar sinais de cansaço ou tiver alguma restrição médica, é melhor que confie a direção a outra pessoa em perfeitas condições, devidamente habilitada”, orienta.
O comandante também chama a atenção dos condutores para a revisão geral do veículo antes de qualquer viagem. Calibrar os pneus, checar os níveis de óleo, o “step” (pneu reserva) e as luzes dos faróis são itens importantes, afinal eles vão garantir um veiculo seguro nas rodovias. Além disso, os motoristas devem sempre portar os documentos de licenciamento do veículo e a habilitação, além de estar com eles sempre em dia.
Para quem esta se despedindo das suas casas no interior, o Sistema de Segurança também dá dicas importantes que podem deixar sua casa de veraneio mais segura.
Confira as dicas:
- Cuide bem do seu vizinho:
Os vizinhos são os principais aliados para evitar a ação de bandidos. Apesar de muitas casas ficarem vazias na maior parte do ano, há sempre um morador que reside no local e deve ter os contatos de quem mora ao lado. Além de avisar a polícia sobre movimentação suspeita, o vizinho pode cuidar para que novas travas sejam colocadas em caso de arrombamento.
- Contrate profissionais com referências:
É preciso sempre buscar referências dos prestadores de serviços. É comum que profissionais como jardineiros, pedreiros e até mesmo vigilantes possam repassar informações sobre a família e a casa para criminosos. A pessoa pode estar colocando não só um olheiro, mas um ladrão dentro de sua casa. Empresas de segurança e vigilantes devem ter cadastro na Polícia Federal. No caso de outros prestadores, a dica é procurar referências com vizinhos, administradoras de imóveis e empresas do setor.
- Invista em apetrechos:
Travas, grades e cadeados são úteis e têm a função de dificultar a vida do criminoso que tenta invadir uma casa. Instalar um sensor fotoelétrico para que as lâmpadas se acendam ao anoitecer é um bom investimento. Sensores de presença podem ser instalados em locais para que lâmpadas extras se acendam com a passagem de carros ou pessoas.
- Contrate vigilância ou monitoramento:
O custo da instalação de alarmes precisa ser planejado para caber no orçamento. É comum moradores se reunirem para contratar vigilantes que façam rondas periódicas. Apesar das ressalvas em relação aos perigos de profissionais despreparados, a medida pode ter efeito positivo.
O governo do Estado, através do Sistema Estadual de Segurança Pública e Defesa Social, desenvolve uma série de ações preventivas com o intuito de reduzir o número de acidentes, furtos e roubos e, assim, alcançar um trabalho bem sucedido na operação “Verão na Paz 2014”.