Educação
A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) realiza desde abril curso sobre Gestão Administrativa e Educacional, utilizando recursos didáticos tradicionais e de tecnologia da informação. Em 1º e 2 de agosto será realizado, em Belém, o último módulo do curso, oportunidade de atualização e capacitação para fomentar saberes técnicos, administrativos e pedagógicos entre os gestores da rede estadual de ensino do Pará.
O curso é realizado no auditório do Centro Integrado de Governo (CIG) e visa à melhoria da qualidade da atuação profissional, bem como promover ações de formação em serviço e desenvolvimento profissional dos gestores que atuam nas escolas do Pará. “Estruturar a gestão pedagógica desenvolve e apoia o trabalho nas escolas”, afirma Janae Gonçalves, da equipe da Secretaria Adjunta de Ensino (Saen), da Seduc.
Outros eixos que atendem a logística e a infraestrutura física estão sendo trabalhados. A entrega, neste sábado, dia 2, no Centro Integrado de Governo (CIG), de 38 veículos para as Unidades Seduc na Escola (USES) e para Unidades Regionais de Educação (URES) facilitará a comunicação entre centenas de escolas. Enquanto isso “a ampliação do acesso à internet é outro dos aspectos facilitadores da comunicação em um estado das dimensões do Pará”, destaca Aldo Queiroz, do Grupo de Gestão Estratégica do Pacto pela Educação do Pará.
Para Gracilda Azevedo, da 7ª Unidade Regional (URE) de Óbidos, a capacitação e os temas discutidos no encontro são muito relevantes. “A ação é muito boa. Os assuntos discutidos fazem parte do nosso dia a dia e, com a troca de experiência, vamos adquirindo conhecimento com a capacitação”.
“É a formação dos recursos humanos e o fortalecimento da gestão que podem garantir, entre outros fatores, a concretização do Pacto pela Educação do Pará em sua meta de aumentar o Ideb em 30% em todos os níveis até 2017”, afirma Aldo Queiroz, do Grupo de Gestão Estratégica do Pacto pela Educação do Pará.
Temas da gestão
A Gestão do Patrimônio e de Conflitos são temas tratados no último módulo, o quarto, do curso, que formará cerca de 40 gestores em mais de 200 horas de encontros presenciais e tutoriais a distância. A demanda por formação existe há muito e como diz Lucinete Magalhães, da 6ª URE, do município de Monte Alegre, os encontros precisam acontecer mais vezes. “Eu já tinha participado das formações em outros anos. Temos necessidade de fortalecer os vínculos e ouvir os relatos das outras unidades para aprender cada vez mais”, diz a gestora.
A gestão do patrimônio no contexto da Escola Pública a partir de uma concepção de pertencimento, do uso adequado associado à manutenção e à conservação do patrimônio escolar serão os tópicos tratados por Edilena Barros da Silva, da Secretaria Adjunta de Ensino (Saen), da Seduc. Já a gestão de pessoas e as relações interpessoais com foco em atitudes de interação e individualismo ficam sob a responsabilidade de Darcirolda Batista da Silva, também da Saen. Tópicos sobre gestão de conflitos também estão na pauta do curso e sobre eles falará Heloisa Aguiar, da Seduc.
Para a coordenação do evento, centrar a capacitação no gestor se justifica pelo papel muito importante que esse profissional desempenha na comunidade escolar. “Ele é um elemento de articulação entre a gestão da escola, os professores e comunidade como um todo”, diz Janae Gonçalves. “Dirigir e coordenar são tarefas que canalizam esforço coletivo das pessoas para os objetivos e metas educacionais”, conclui.