Educação
“Nossa experiência de integração e articulação dentro do Pacto pela Educação do Pará é muito boa”, declarou Eliane Leal, presidente do Comitê Regional da Região do Rio Caeté, com sede em Bragança, durante reunião do programa presidida pelo secretário de Estado de Educação, José Seixas Lourenço, e realizada nesta quinta-feira, 31, em Belém. Ações na região de integração do Rio Caeté, particularmente nos municípios de Bragança e Bonito, têm incluído articulação com secretários municipais, treinamento de comitês, apoio aos professores e reforma da rede física das escolas.
“O apoio dos prefeitos e secretários municipais da região de integração é fundamental para o sucesso do pacto, que avançou muito em 2014 em nossa região”, declarou Eliane Leal, que destacou, ainda, a parceria entre escola e empresa em Bonito, onde a mineração B&A vai atuar para a implantação do projeto “Escola Legal: a escola que queremos”. Pela iniciativa, uma escola municipal e uma estadual vão receber melhorias em sua estrutura para atender necessidades de melhoria da qualidade de ensino. Já no início de agosto, estão previstas mais quatro instalações de comitês nos municípios de Ourém, Quatipuru, Augusto Corrêa e Primavera.
O secretário Municipal de Bragança, Francisco Cunha do Vale, falou da importância de aproveitar a iniciativa de Pacto pela Educação para fortalecer duas linhas de ação: a elaboração do Plano Municipal de Educação e o fortalecimento dos conselhos escolares. Para isso, a ampliação de parcerias com instituições de atuação local como a Universidade Federal do Pará (UFPA) e o Instituto Federal do Pará (IFPA) é outra das iniciativas do comitê regional de Caetés, uma consonância com a Secretaria de Educação do Pará.
Mapeamento
Os Comitês Regionais do Pacto pela Educação do Pará em Tucuruí e Bragança apresentaram em Belém os casos de sucesso na implantação das ações do Pacto em sua região de integração. Já são sete os municípios com comitês instalados, entre outros, Tucuruí, Breu Branco e Goianésia. “Todos os municípios aderiram ao Pacto pela Educação e ao Sistema Paraense de Avaliação Educacional - SisPAE”, relata Sonia Rosa dos Santos, presidente do Comitê Regional.
O mapeamento das necessidades nos município é um desafio que se impõe para o grupo comprometido com as metas de melhoria da qualidade da educação no Estado. Sonia destaca, para chegar a essas metas, a apresentação dos programas do Pacto pela Educação nas reuniões dos comitês. “Programas como o Mais Educação; o Ensino Médio Inovador/Jovens do Futuro; o Programa Nacional de Formação de Professores – Parfor; o SisPAE, além do Mundiar, de estímulo à leitura, são apresentados por duas técnicas nas reuniões realizadas nos comitês regionais”.
Do Território de Cooperação do Xingu, veio também o depoimento sobre o monitoramento de ações amplas de apoio ao universo escolar. “Seria difícil estar nos municípios se não fosse a Associação dos Municípios da Rodovias Transamazônica, Santarém-Cuiabá e Região Oeste do Pará - Amut”, declara Edilena Barros, membro do comitê regional de Cooperação do Xingu. Para ela, a Associação representa a coletividade dos municípios na área. “Somos respeitados na região por todo o trabalho que está sendo feito em conjunto com a Amut”.
Parceiro importante, a Unicef – Fundo das Nações Unidas para a Infância,realizou pesquisas na área da educação naquela região e se tornou um ponto de referência para a discussão das políticas educacionais. “E assim vamos alinhando os nossos pontos fortes e vencendo etapas na construção desse reconhecimento social”.
Para Edilena, o Pacto estar presente no território do Xingu fortalece ainda mais as ações na região e é instrumento de formação para os secretários municipais como a elaboração de um plano de carreira. “Sozinhos nós não conseguiríamos”.