Indústria



Foto: Ascom Seicom
A Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Mineração (Seicom) está desenvolvendo ações específicas para o Arranjo Produtivo Local de Biocosméticos. Por conta disso, foi realizada nesta quinta-feira, 7, no prédio da Federação das Indústrias do Estado do Pará (Fiepa) uma reunião com representantes ligados a este setor produtivo. Os representantes da indústria de insumos e produtos cosméticos, juntamente com a equipe da Seicom e o vice-presidente da Fiepa, Nilson Azevedo, discutiram a proposta de elaboração do Plano de Desenvolvimento Preliminar do APL de Biocosméticos da Região Metropolitana de Belém (RMB).
A ideia foi fomentada pela Diretoria de Desenvolvimento da Indústria da Seicom, que conta com o apoio do Sebrae Pará. “O real objetivo é traçar as diretrizes para que as ações tenham prosseguimento. E a Seicom, juntamente com o Núcleo de APL do Pará, visa alcançar um progresso neste setor”, explicou o gerente da Seicom, Lucas Conde, que apresentou o panorama do projeto de consolidação do APL voltado aos Biocosméticos.
O APL para o setor de biocosméticos foi idealizado depois de se observar a necessidade de fortalecê-lo no Pará, para que as empresas locais possam se desenvolver de uma maneira mais sólida. Já foram feitas três reuniões, sob a orientação da equipe da Seicom, com as entidades de classe, instituições financeiras e acadêmicas, para gerar uma maior qualificação do setor, segurança jurídica e recuperação do mercado para o Estado.
Além de se ter compartilhado o projeto do APL ao setor produtivo de Biocosméticos, foi apresentada a novidade das linhas de financiamento do Banpará e o projeto do Selo Amazônico do Inmetro. O próximo encontro está marcado para dia 14 de agosto, no Espaço São José Liberto.
<