Funcionalismo Público
Foto: Divulgação
O pagamento do retroativo foi o assunto da reunião entre a secretária Alice Viana (e), Marcus Lobato, da PGE, Leandro Borges, do Sispemb, e Elias Chamma, do departamento jurídico da Sead (Foto: Divulgação)
Foram recebidos nesta terça-feira, 19, pela secretária de Estado de Administração, Alice Viana, e pelo Procurador Geral Adjunto do Estado, Marcus Lobato, os representantes do Sindicato dos Servidores Públicos do Estado no Município de Belém (Sispemb). A reunião, na Secretaria de Estado de Administração (Sead), teve como tema o pagamento de um retroativo de 22,45% reivindicado pelo sindicato em processo ajuizado em 1999, após a justiça determinar que o reajuste salarial concedido exclusivamente aos servidores militares, em 1995, pelo então governador do Pará, Almir Gabriel, deveria ser extensivo às demais classes do funcionalismo público. A decisão se refere apenas aos servidores que integram a base territorial do Sispemb, ou seja, aqueles que estão lotados nos órgãos da capital.
Alice Viana explicou que embora a ação tenha sido ajuizada em 1999, o Governo sempre buscou chegar a um consenso com a categoria. “Foi conquistado na justiça um reajuste de 22,45%, porém, ao longo dos últimos 17 anos, o Estado concedeu aumentos na data-base acima da inflação. Após cálculos feitos pelo Governo do Estado chegou-se a uma proposta de acordo do pagamento de 12% desse valor, sendo que foi efetuado o pagamento dos percentuais de 4% em outubro de 2012 e 3,56% em outubro de 2013, totalizando o valor de R$ 33,5 milhões. Em outubro de 2014 vamos efetivar o pagamento de 3,56%, finalizando nosso compromisso para os 12.600 servidores que aceitaram o acordo”, esclareceu.
Marcus Lobato, da PGE, por sua vez, explicou que a ação ainda está em juízo, portanto não há sentença. "O Governo do Estado aguarda a posição sobre esse pagamento. O Sindicato sabe que esta decisão demora e que só deverá sair por precatório judicial”, explicou. Marcus informou, ainda, que tramita uma ação do Sindicato dos Servidores Públicos Civis do Estado do Pará (Sepub) contra o Sispemb na Justiça do Trabalho, sobre o conflito de representação sindical, que implica no andamento do processo. “Essa ação impede que o processo sobre o pagamento do retroativo dos 22,45% siga o curso da tramitação”, explicou.
Alice Viana propôs para a próxima quarta-feira, 27, outra reunião para que sejam apresentadas as possibilidades de negociação para o pagamento desse retroativo. “Temos que assegurar que vamos assumir um compromisso dentro da responsabilidade fiscal e financeira do Estado e buscar uma saída negociável em que o Estado tenha capacidade de pagamento, o que não é um processo simples”, afirmou.
O presidente do Sispemb, Leandro Borges, falou sobre a proposta do governo. “O fato do Estado reconhecer a dívida e tentar nos dar uma proposta para pagamento já é um grande avanço. Os mais de 30 mil servidores beneficiados cobram muito esse pagamento. Aceitamos a proposta do Estado e na próxima quarta-feira estaremos aqui para dialogar sobre essa decisão”, disse.
Tags
SEAD pge Funcionalismo público
Relacionadas
-
RecadastramentoSead realizará atualização cadastral de pensionistas
-
EsforçoEstado media acordo para manter funcionamento do aterro sanitário
-
Pagamento
Estado paga servidores a partir da próxima quinta-feira (25)
Os funcionários públicos estaduais, da administração direta e indireta, começam a receber os salários do mês de abril na próxima quinta-feira (25... -
Metas e objetivosSeplan abre oficialmente processo de elaboração do PPA 2020-2023
-
Novos servidores
Aprovados em concurso do Igeprev são nomeados
Cumprindo com o compromisso de chamamento dos concursados, foi publicado no Diário Oficial desta segunda-feira (8), a nomeação dos 73 aprovados no concurso público C-1... -
Funcionalismo
Mais de 6 mil candidatos fazem provas do concurso para o CPC Renato Chaves
Dos 13 mil candidatos esperados para fazer o concurso C-176 do Centro de Perícias Científicas Renato Chaves neste domingo (31), apenas 6.539 compareceram para realizar as provas para os... -
DiálogoSecretários se reúnem com representantes do Sintepp e Sinduepa