Vitrine
A Fundação Curro Velho levará os produtos resultantes das oficinas do Núcleo de Prática de Ofício e Produção à 12ª Feira Mundial do Artesanato, que acontece no Hangar Convenções e Feiras da Amazônia, de 23 a 31 de agosto. O evento, que serve como vitrine para o artesanato de todo o mundo, possibilita a interação entre artesãos e o público.
Os produtos serão expostos no estande do programa Articulação e Cidadania, onde serão apresentados trabalhos de cerâmica, cestaria, cartonagem, tecelagem, marcenaria, camisas serigrafadas, reciclagem de resíduos e papel reciclado. A feira será aberta à visitação pública no horário de 16h as 21h.
Oficinas - Um dos produtos que estará à venda na Feira do Artesanato é o papel reciclado, resultado da oficina ministrada por André Teixeira. Durante o processo, os alunos aprendem a reciclar todo tipo de papel, bem como transformar fibras naturais em papel. Fibras que normalmente iriam parar no lixo, como de casca de pupunha, cacho de abacaxi, folha de bambu e muitos outros materiais orgânicos são transformados em papel. Os papeis reutilizados e transformados em novos são utilizados em trabalhos como revestimentos de materiais, cartonagem e muitos outros.
”No processo eles selecionam o papel que vai ser reaproveitado, colocam de molho por um dia, depois batem no triturador e, nessa parte, misturam as fibras ao papel. Em alguns casos é preciso cozinhar as fibras, como as do cacho de abacaxi, para que se possa ter uma boa mistura com o papel. Depois de batido, o material é misturado com cola e posto para secar. Alguns papeis são prensados para que possam ser utilizados em impressão, os outros são mantidos com uma textura mais grossa para que sejam utilizados em outros trabalhos”, explica André Teixeira, sobre o processo de confecção do papel.
No Núcleo de Prática de Ofício e Produção, os alunos da Fundação Curro Velho são profissionalizados para o mercado de trabalho.
Tags
cultura curro velho
Relacionadas
-
Cultura
Exposição de Portinari levou 13 mil ao Museu do Estado
-
Cultura
Festival Pan-Amazônico de Cinema vai debater gênero, meio ambiente e movimentos sociais
Após sete anos de pausa desde sua última edição, realizada em 2012, o Festival Pan-Amazônico de Cinema 2019 (Amazônia DOC), terá sua 5ª edição a partir da quinta-feira (30), com programação até 7 de j... -
Tradições
Semana de Museus no Pará evidencia o universo simbólico e cultural dos rios
-
Concerto
Amazônia Jazz Band faz apresentação especial no Teatro Da Paz
-
Reconhecimento
Seaster encerra Semana do Artesão com serviços de cidadania
-
Dia do Artesão
Estado apoia projeto de lei que beneficia o artesanato paraense
-
Cultura e liberdade
Secult leva arte a vários espaços para celebrar a luta da mulher
Março chegou, e com ele as programações alusivas ao Dia Internacional da Mulher – 8 de Março. A fim de fortalecer o movimento de mulheres, principalmente no âmbito do empreendedorismo, o Governo do Pa... -
'Reinsere'
Campanha de arrecadação de livros incentiva a educação no cárcere
-
Programação
Carnaval em Belém terá atividades para o público infantil
-
Cultura
Exposição sobre Saramago segue em cartaz até o dia 17 de fevereiro, em Belém