Cultura

Fundação Curro Velho desenvolve o olhar artístico dos alunos com visita monitorada

A mostra carioca "A impureza como mito", que está em exposição no Espaço Cultural Casa das 11 Janelas, recebeu a visita dos alunos das oficinas de fotografia, pintura, serigrafia e desenho da Fundação Curro Velho. Ao todo mais de 50 participantes estiveram na exposição durante esta semana. A mostra retrata obras que foram censuradas na Ditadura Militar, na década de 60, e também obras atuais como fotografias, pintura, entre outras.

Durante a visita monitorada, que foi acompanhada pelos técnicos em gestão cultural da Fundação Curro Velho e monitores do espaço cultural, os alunos interagiram e exercitaram o seu olhar artístico. Adan Costa, instrutor da oficina de fotografia pós clic, afirma que o momento na Casa da das 11 janelas foi um ótimo exercício visual. “A oficina de pós clic tem como ideia pensar a fotografia pós-registro fotográfico e a Mostra Carioca é uma ótima forma de trabalhar, porque ajuda a desvirtuar a visão de que museu é lugar intocável, que na verdade é bem acessível e muito bom para o desenvolvimento deles”, explica.

A aluna da oficina de pintura e artista visual Cristina Pinto diz que obras da exposição podem ajudar muito em seu trabalho. “Achei a mostra bem interessante, porque vamos poder usar bastante do que vimos em nosso trabalho. Tem pinturas que temos que vivenciar para colocar cores e perspectiva e da mostra podemos trazer muito para a nossa pintura. Por exemplo, tem uma que é quase uma parede e foi o trabalho que mais me chamou a atenção”, disse.

Segundo o gerente de Artes Visuais da Fundação Curro Velho, Raimundo Calandrino Júnior, a proposta das visitas monitoradas tem o objetivo de aproximar o aluno da realidade artística. “As saídas, todas têm um porquê, elas vão servir para que os alunos desenvolvam o tema que estamos trabalhando este mês”, conclui o gerente. A partir do dia 2 de setembro, a Fundação Curro Velho irá abrir um novo período de inscrições para as oficinas de arte e ofício da instituição.


Tags

cultura curro velho