Economia
Foto: Cláudio Santos/ Ag. Pará
O Instituto de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental do Pará (Idesp) divulgou nesta quinta-feira (11) os números do comércio varejista paraense em julho de 2014. Os resultados, sistematizados pela Diretoria de Socioeconomia do Idesp com base nos dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apontam que o setor, se comparado ao mesmo mês de 2013, na análise sem ajuste sazonal, teve crescimento de 0,6% no Índice de Volume de Vendas (IVV).
Da mesma forma, o Índice de Receita Nominal (IRN) paraense se apresenta positivo em 4,6%. O desempenho do IVV no comércio varejista paraense ficou acima do nacional, que registrou queda de -0,9%. Em relação ao índice com ajuste sazonal, no comparativo ao mês imediatamente anterior (junho de 2014), o setor registrou recuo nas vendas e fechou o período com variação negativa do IVV de 0,43%. O IRN teve resultado positivo de 0,22%.
A variação negativa do IVV no Estado acompanhou o cenário nacional, uma vez que foi registrado recuo de 1,05% no mesmo período no país. Em julho, o comércio varejista comumente apresenta desaquecimento nas vendas em relação a junho, devido ao período de férias escolares, quando o consumidor investe em viagens.
O resultado também influenciou a arrecadação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) no Estado. Segundo o Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), em julho deste ano, foram arrecadados R$ 69,336 milhões contra R$ 63,197 milhões no mesmo período do ano passado. O aumento proporcionou maior participação do comércio varejista no montante da arrecadação do ICMS no setor terciário, com 24,4% em julho de 2014 ante 22,04% no mesmo mês de 2013.