Cultura

Caravana Mostra Pará em Conceição do Araguaia registrou recorde de público

Localizada às margens do rio que dá nome à cidade, Conceição do Araguaia recebeu pela primeira vez, nestas quarta, 10, e quinta-feira, 11, as exibições dos filmes das Mostras Pará e Parazinho, do Núcleo de Produção do Instituto de Artes do Pará, durante a Caravana Mostra Pará.

Mais de 800 pessoas puderam assistir o melhor da produção audiovisual realizada no estado, que foram exibidas em sessões que contemplaram crianças, adultos e idosos. Dona Terezinha, de 85 anos, conhecida como Terezinha de Pano, disse ter gostou muito dos filmes. Ela e outras 50 pessoas que participam das atividades do Centro de Convivência do Idoso tiveram a oportunidade de assistir a filmes como “Ademar e a Onça”, da Associação Cultural Dalcídio Jurandir, do município de Ponta de Pedras no Marajó. “A gente consegue identificar um pouco da nossa realidade com os filmes. Foi muito gratificante receber essa mostra aqui no nosso centro.”, avaliou ela.

Outro público que ganhou atenção especial durante a passagem da Caravana pelo município foram os portadores de necessidades especiais. Cerca de 100 alunos da APAE de Conceição do Araguaia também puderam assistir aos filmes da Mostra Parazinho. Para a diretora Miriam Santos, esta é uma iniciativa onde se ressalta a cultura como um elemento inclusivo e ao alcance de todos. “É com iniciativas como esta que podemos perceber que a cultura está para todos e que todos fazem parte dela, independente da sua condição.”, afirmou Miriam.

Mais de 400 pessoas estiveram presentes na Concha Acústica da Praça da Bíblia, local escolhido para a sessão principal, que atraiu a atenção de crianças e adultos que também passavam pelas redondezas. É o caso da funcionária pública Josinete Lima e da filha Emanuele, de 11 anos, que passavam pela praça quando decidiram ficar para assistir a mostra, que contou com filmes como “Meu Tempo Menino”, de Emanoel Loureiro, e a animação “Admirimiriti”, de Andrei Miralha. Josinete acredita que a mostra é uma forma de divulgar a cultura do estado e estimular a produção local. “Como não temos cinema na cidade, este tipo de iniciativa acaba proporcionando o acesso à cultura produzida no estado, que é tão grande, mas, devido a influência de outros estados mais próximos da nossa região, se torna tão diferente pra gente”, ressaltou ela.

Já nesta quinta-feira, 11, cerca de 300 alunos da Escola Municipal Antônio de Freitas, localizada na comunidade de Alacilândia, assistiram as produções da Mostra Parazinho, como “A Onda” e o “Rapto do Peixe-Boi”, ambos de Cássio Tavernad, e “O Menino Urubu”, de Roberto Ribeiro. Para os estudantes, esta foi uma oportunidade de expandir o conhecimento sobre a cultura do estado. “Foi divertido e ao mesmo tempo educativo, pois consegui aprender coisas novas sobre o Pará.”, disse a estudante Lainny da Silva.

Para Rose Ceibel, receber pela primeira vez uma iniciativa como esta em Conceição do Araguaia, além da importância do evento, reflete também na cultura do munícipio. “Mesmo com a influência cultural vinda de outros estados é importante enxergarmos que temos uma cultura própria. Além disso, é importante estimular a produção audiovisual da cidade, visto todo o potencial histórico que temos”, diz ela.

A Caravana Mostra Pará conta com uma programação que reúne quase 300 títulos, entre animações, curtas, ficções e documentários em gêneros, como drama e comédia, totalmente produzidos em solo paraense. O próximo destino é o município de Abel Figueiredo, que receberá a Mostra Pará no dia 14 de setembro, a partir das 19h, com entrada franca.

Serviço: Caravana Mostra Pará nos municípios do sul  do Estado. De 17 de agosto a 19 de setembro, a partir das 19h. Entrada franca.
Datas:
Abel Figueiredo – 14/9/14
Rondon do Pará – 17/9/14
Dom Eliseu – 19/9/14


Tags

cultura iap