Bicampeonato
Pelo segundo ano consecutivo, as Escolas Estaduais de Ensino Fundamental e Médio "Albanízia de Oliveira Lima" e "Visconde de Souza Franco", conquistaram o título de campeãs da Gincana Literária, evento integrante da programação da Feira Pan-Amazônica do Livro. A maratona de perguntas, respostas e apresentações culturais, promovida em parceria pelas Secretarias de Estado de Educação (Seduc) e Cultura (Secult), aconteceu nesta sexta-feira, 12, no Teatro Estação Gasômetro, do Parque da Residência.
"A gincana reúne o potencial transformador com o que há de melhor na escola, que é a dinâmica de empolgação, vibração e empenho pela construção de conhecimento," ressaltou a diretora de Cultura da Secult, Ana Catarina Brito, que acompanhou a premiação.
O objetivo da programação é incentivar o hábito da leitura, em especial a produção literária paraense. Na edição deste ano, as obras escolhidas foram "Vândalos do Apocalipse", de Aldrin Moura de Figueiredo, e "Mil Palavras Árabes na Língua Portuguesa", de Assad Zaidan. Os livros foram estudados pelas equipes, que tiveram que responder aos questionamentos da mesa de júri.
Arilene Piedade, coordenadora do Sistema Estadual de Bibliotecas Escolares (Siebe), ressaltou que a Gincana Literária representa, antes de tudo, um grande incentivo à cultura e literatura regional, além de contribuir para integração e envolvimento dos estudantes, por constituir também uma forma de acesso à informação e ao conhecimento praticado fora da sala de aula por meio da leitura.
De acordo com Andressa Malcher, coordenadora da Feira Pan-Amazônica do Livro, a Gincana Literária vai muito além do caráter competitivo, ela premia a capacidade dos estudantes ao mesmo tempo em que valoriza os escritores e a Literatura Paraense. “Esses alunos são vitoriosos, estudaram e pesquisaram durante quatro meses para estarem aqui hoje. Nosso maior empenho é fazer com que eles se interessem pela leitura e busquem aprender sobre os escritores que fazem a cultura da nossa terra."
A professora de Língua Portuguesa Melissa Alencar afirma que a leitura de obras paraenses sempre é bem vinda nas salas do 2º ano, em que leciona. "Causa encantamento, pois há o diferencial da linguagem, da temática e ambientação. Com isso os estudantes conseguem se encontrar nessa região. E eles ficam admirados e comentam: - escritor paraense tem tanta potencialidade! Por que eles não são divulgados? - Ou seja, também acabam refletindo sobre esse processo de não conhecimento e da necessidade de maior expansão de obras literárias paraenses", argumentou.
Para a preparação para a gincana, a professora Melissa, da EEFM Visconde de Souza Franco, se reuniu durante quatro meses com estudantes. "Nós criamos a possibilidade do livro e a equipe desenvolve todo o processo de leitura e avaliação da obra a partir disso. É o mais interessante da Gincana Literária, pois a equipe é que traz esse conhecimento. A gente só faz entregar o livro. Eles lêem, interagem, refletem e pensam a partir da obra," contou, satisfeita pela comemoração do "bicampeonato" da escola, que também venceu em 2013, com a obra da escritora Olga Savary.
A estudante Pâmela Ribeiro interpretou o poema "Batuque", de Bruno de Menezes, durante a apresentação cultural da Gincana Literária. "Li a poesia dele pela primeira vez para a interpretação e agora não consigo tirar da minha cabeça!", revelou a aluna do 3º ano da EEFM Albanízia de Oliveira Lima, que irá prestar vestibular para o curso de Direito. Segundo Pâmela, a Gincana também é importante para aproximar e unir escolas que mantém uma certa rivalidade.
Além da "Albanízia de Oliveira Lima" e da "Visconde de Souza Franco", a Gincana também reuniu as Escolas Estaduais de Ensino Fundamental e Médio "Antônio Godim Lins", "Dom Alberto Galdêncio Ramos" e "Lucy Corrêa Araújo", que teve a estudante vencedora do concurso de redação. A partir do tema "O Português formal e o 'tudo pode' da Língua Portuguesa", a estudante Joice Raquel Moreira da Silva, de 17 anos, explorou o uso da língua no cotidiano e as mudanças causadas pela influência de línguas estrangeiras. Com sinceridade, a estudante do 2º ano afirma: "Eu esperava ganhar porque tenho uma ótima professora, a Maura Ataíde. Ela me ensinou muito".
A 4ª edição da Gincana Literária premiou Joice Raquel Silva com um tablet, que será usado para auxiliar nos estudos da futura Faculdade de Gastronomia, que ela pretende cursar. Além dela, cada participante das equipes recebeu um cartão presente e uma medalha.
(Com colaboração de Eliane Cardoso / Ascom Seduc)
<