Saúde

HGT combate tabagismo junto aos colaboradores e usuários

Em comemoração alusiva ao Dia Nacional de Combate ao Fumo, lembrado dia 29 de agosto, a direção do Hospital Geral de Tailândia (HGT) deu início à campanha de esclarecimento voltada para colaboradores e usuários, por meio de palestras, distribuição de material educativo e exibição de vídeos sobre o tema. A ação, que não tem data para encerrar, está sendo coordenada pelo Serviço Especializado de Engenharia de Segurança e Medicina no Trabalho (SESMT), com apoio do Núcleo de Educação Permanente (NEP).

Segundo a responsável pelo Serviço, Cleuda Lice Martins Soares, a mobilização está focada no esclarecimento sobre os males do fumo, com abordagem de temas sobre os aspectos médico, econômico e ambiental. Ela explica, ainda, que o tabagismo é considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a principal causa de morte evitável em todo o mundo.

A ação deve envolver mais de 1.200 pacientes internados/ano, seus familiares e colaboradores. “O hospital tem a grande responsabilidade de garantir atendimento de baixa e média complexidade para mais de 240 mil habitantes do noroeste paraense. Essa é a nossa contribuição”, afirmou Cleuda Lice. Segundo ela, caso as atuais tendências de expansão do consumo de cigarro sejam mantidas, serão registradas 10 milhões de mortes anuais causadas pelo fumo, por volta do ano 2030, sendo metade delas de indivíduos em idade produtiva (entre 35 e 69 anos) . “Fumar faz mal porque o fumo quando queimado produz mais de quatro mil substâncias químicas, sendo que sessenta delas são cancerígenas”, destacou.

De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), que fica no Rio de Janeiro, cerca de um terço da população mundial adulta, isto é, 1 bilhão e 200 milhões de pessoas (entre as quais 200 milhões de mulheres), são fumantes. Pesquisas comprovam que aproximadamente 47% de toda a população masculina e 12% da população feminina no mundo fumam. Enquanto nos países em desenvolvimento os fumantes constituem 48% da população masculina e 7% da população feminina, nos países desenvolvidos a participação das mulheres mais do que triplica: 42% dos homens e 24% das mulheres têm o comportamento de fumar.

Responsável pela assistência de baixa e média complexidade de parte dos usuários da mesorregião do nordeste paraense, o HGT oferece atendimento com 56 leitos,  Unidade de Cuidados Intermediários (UCI), especialidades de clínica médica, pediatria, cirurgia geral, ginecologia/obstetrícia, ortopedia/traumatologia, radiologia, anestesiologia, oftalmologia, cardiologia e endocrinologia. Os usuários também contam com a realização de exames de mamografia, endoscopia, ultrassom, eletrocardiograma, raio X, exame de laboratório. Outros equipamentos foram adquiridos, como o de vídeoendoscopia, ultrassonografia e eletrocardiograma. 

Serviço:
?O Hospital Geral de Tailândia fica na Avenida Florianópolis, s/n, no Bairro Novo. Mais informações pelo fone (91) 3752-3121


Tags

hospital geral tailândia Saúde