Educação
As atividades da Mostra de Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Regional, promovida pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), foram encerradas nesta terça-feira (16), em Santarém, oeste do Pará. O evento ocorreu na Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) e teve a participação de diversas instituições locais, entre universidades, órgãos públicos, organizações não governamentais (ONGs) e empresas. Além de Santarém, a mostra já passou pelos municípios de Redenção, Marabá e Altamira. A próxima parada é em Itaituba, nesta quinta (18) e sexta-feira (19).
A abertura oficial da mostra, na segunda-feira (15), teve a presença de representantes de diversas instituições. A reitora da Ufopa, Raimunda Monteiro, abriu o evento e destacou a importância do evento. “É uma honra muito grande para nós, da Ufopa, compartilharmos com a Secti e o Sebrae a organização da mostra aqui em Santarém. Estamos alinhados com o governo do Estado na promoção da inovação e no desenvolvimento de nossa região. Este evento é mais uma ação neste sentido”, ressaltou.
O evento teve 20 estandes interativos e mais de 20 atividades educativas, entre exposições, palestras, oficinas, prestação de serviço e exibição de filmes. “Fiquei bastante satisfeito com a qualidade dos trabalhos apresentados na Mostra de Santarém. É muito bom poder dar visibilidade a projetos tão interessantes, permitir que a sociedade possa se inteirar sobre o quanto o conhecimento científico e inovador pode contribuir para o desenvolvimento regional e, ainda, fomentar o empreendedorismo inovador entre os visitantes”, comentou o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Claudio Ribeiro.
Projetos – A Mostra de Ciência, Tecnologia e Inovação busca apresentar à sociedade como essas ferramentas são fundamentais para o desenvolvimento socioeconômico e para a melhoria da qualidade de vida das pessoas. Computação, reciclagem, reflorestamento e inovação tecnológica foram alguns dos temas abordados pelos projetos apresentados nos estandes.
O estande do Projeto Mídias Eletrônicas, do curso de Ciência da Computação da Ufopa, foi um dos mais visitados. “Além de darmos visibilidade à nossa produção acadêmica, a Mostra nos permite despertar o interesse destes jovens pelo universo da Ciência da Computação, através da demonstração prática e da interatividade”, destacou o coordenador do projeto, Enoque Alves.
Também foi destaque o programa “Inovações educacionais no município de Santarém”, que inclui projetos ligados à sustentabilidade, como a Casa Ecológica, desenvolvida por professores e alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Antonio de Sousa Pedroso, em Alter do Chão. “Desenvolvemos um projeto de uma casa sustentável, que reutiliza água e é capaz de ser colocado em prática. Paralelamente, tornamos nossas crianças agentes ambientais e multiplicadoras”, disse a coordenadora do projeto, Maria da Conceição Lima.
Aluna do ensino médio da Escola Municipal Terezinha de Jesus Rodrigues, Ivete da Silva de Souza gostou de saber de onde vinham os bancos de madeira em forma de animal de que ela tanto gostou. “Pela explicação, pude conhecer todo o processo por que a madeira passa até chegar a esse resultado. Aprendi sobre o que é o reflorestamento e gostei muito de saber”, disse.
<