Cultura

Alunos da ETDUFPA participam de oficinas no XIII Festival de Ópera do Theatro da Paz

Para acompanhar de perto uma grande produção artística, os alunos da Escola de Teatro e Dança da Universidade Federal do Pará (ETDUFPA) participaram de oficinas nos bastidores do XIII Festival de Ópera do Theatro da Paz, acompanhando a preparação de “Otello”, que estreia no próximo sábado (20), com direção de Mauro Wrona, finalizando a temporada de espetáculos deste ano. O festival é realizado pelo Governo do Estado do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura.

No total, 34 alunos da Escola de Teatro da UFPA participaram das oficinas de montagem da ópera, com aulas teóricas e práticas de direção cênica com Mauro Wrona; de cenografia, com Duda Arruk; de iluminação, com Wagner Antônio, e de figurino, com Fábio Namatami.

No camarim do teatro, Andrey Lopes, 25 anos, faz alguns ajustes dos figurinos no último dia da oficina. Ele também emprestou seu talento na confecção da saia das solistas e de alguns chapéus. “Estou adorando a experiência. Tem muita coisa nova que a gente está aprendendo e tem sido um grande aprendizado para mim porque é difícil sair da escola e pegar logo uma super produção e aqui tudo é grandioso”, disse.

Frederico Alves, 27 anos, desenvolveu quatro colares em alumínio para os personagens Otello, Desdêmona, Ludovico e Cássio. “Achei muito bom a escola estar envolvida porque isso enriquece o nosso currículo”, comentou ele, dizendo ainda que foi muito importante a troca de experiência com um dos grandes figurinistas do Brasil, Fábio Namatami, que ministra a oficina.

O estudante do primeiro ano do curso de formação técnica em ator, Gladson Siqueira, 31 anos, diz que já havia participado da oficina de direção cênica de “Mefistofele”, que foi ministrada pelo diretor Caetano Vilela. Ele volta às oficinas para se aprimorar. "O grande lance é o ator participar dos bastidores para ter mais conhecimento em relação às montagens de ópera. O processo de construção do palco é bem interessante, porque sai da ideia conceitual do diretor para um cenário montado, executando tudo o que foi planejado”, disse.

A professora do curso técnico de Figurino, Ezia Neves, comemora a parceria da ETDUFPA nas oficinas das montagens do Festival de Ópera do Theatro da Paz e diz que é uma ótima oportunidade para os alunos terem contato com grandes produções e com profissionais experientes. “Para a Escola de Teatro isso é muito bom, rico e grandioso. Espero que essa parceria continue em outras edições do festival e o bom é que a maioria que está participando e apoiando na produção já sabe costurar e já tem certa experiência”.

Otello

“Otello”, do compositor italiano Giuseppe Verdi, completa a trilogia de óperas programadas para esta edição como uma das estreias mais aguardadas, depois do sucesso de público de “Mefistofele” e “Blue Monday”. A montagem também comemora na capital paraense os 450 anos de Shakespeare (1564-1616). Para a montagem em Belém a direção geral será de Mauro Wrona, profundo conhecedor do assunto. Ao seu lado, a direção da magistral composição verdiana e regência estão com o regente mineiro Silvio Viegas, que vai conduzir a Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz (OSTP).

A equipe tem ainda Duda Arruk, que assina o cenário, e Fábio Namatame, para o figurino. No elenco, o tenor Walter Fraccaro será Otello; o barítono Rodrigo Esteves viverá Iago; a soprano Gabriella Rossi fará o papel de Desdêmona; o baixo Sávio Sperandio, Lodovico; a mezzo soprano Ana Victoria Pitts, Emília; o tenor Antônio Wilson Azevedo, Cássio; Andrew Lima, Rodrigo; Andrey Mira, Montano; e Jefferson Luz, Arauto. O maestro Vanildo Monteiro assina a regência do coral, a iluminação é de Wagner Antônio e a supervisão artística é de Gilberto Chaves. Foi necessário pelo menos um ano de reuniões para afinar os detalhes da montagem, que envolve 200 profissionais, entre diretores, coordenadores, além de nove solistas, 12 figurantes, 60 cantores no coro lírico e 101 músicos.

Serviço:
A ópera "Otello" estreia no próximo sábado (20), no XIII Festival de Ópera do Theatro da Paz, com récitas dias 22 e 24. Os ingressos estão esgotados. A programação encerra no dia 27, com um concerto ao ar livre. Entrada franca. Informações: 4009-8758. Visite: www.festivaldeopera.pa.gov.br.


Tags

cultura SECULT