Cultura
O Colóquio e Mostra de Cinema “Marguerite Duras - Uma Poética do Transbordamento” será realizado entre os dias 25 e 28 de setembro, com entrada franca. Marguerite Duras foi uma das mais conhecidas escritoras francesas do pós-guerra, além de importante diretora e roteirista de cinema. Nascida no dia 4 de abril de 1914, em Saigon (hoje Ho Chi Minh), a escritora em 2014 completaria 100 anos.
Radicada na França, foi autora de diversas peças de teatro, novelas, filmes e romances, tendo publicado os seus primeiros livros em 1943 e 1944, são eles: “Os Imprudentes” e “A Vida Tranquila”, respectivamente. A partir de 1959 começou também a escrever argumentos para o cinema, dos quais “Hiroshima Mon Amour” é o mais conhecido e marcante. Em 1950 escreveu “Un Barrage Contre Le Pacifique” (Uma Barragem Contra o Pacífico); e em 1980, ganhou o Prémio Goncourt com o romance “L’amant” (O Amante).
Autora fértil e inovadora, com uma obra literária vastíssima, desde os romances aos argumentos cinematográficos, seu estilo é inconfundível. Ele traz um tom denso e singular, que margeia a zona mais profunda das paixões, grandezas e misérias da vida. Apesar disso, sua escrita não incorre pelas vias de redenção ou salvação. Algumas de suas obras são atravessadas por uma composição plástica oriunda da exótica paisagem oriental.
Serviço:
Colóquio e Mostra de Cinema “Marguerite Duras - Uma Poética do Transbordamento”
Quando: 25 a 28 de setembro de 2014
Onde: Cine Líbero Luxardo (Centur - Av. Gentil Bittencourt, 650, Nazaré) e Cine Olympia (Av. Presidente Vargas, Campina).
Entrada franca