Ciência e Tecnologia


Foto: ASCOM SECTI
Um evento dinâmico, marcado por ampla programação e participação ativa do público. Assim foi a Mostra de Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Regional, realizada pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e pelo Sebrae no Pará, em Itaituba. Cerca de 2.200 pessoas prestigiaram as atividades, que ocorreram nos dias 18 e 19 de setembro, no Instituto Federal do Pará (IFPA), com colaboração de diversas instituições locais, entre universidades, órgãos públicos, organizações não-governamentais e empresas.
Os estandes, palestras e oficinas apresentaram projetos ligados às mais diferentes áreas, como Genética, Computação, Desenvolvimento Sustentável, Inovação, Tecnologias Sociais, Telecomunicações e outros. Além de ser um projeto que buscou evidenciar o que há de inovador nas instituições de ensino e pesquisa de Itaituba, a mostra teve por finalidade despertar vocações locais para o empreendedorismo.
O estande da Escola de Educação Tecnológica do Estado do Pará (EETEPA/Itaituba), com seu modelo de apiário de abelhas com ferrão, chamou a atenção dos que transitaram pela Mostra. O projeto de apicultura desenvolvido pelos alunos com orientação dos professores tem um importante diferencial: todo o processo da cadeia produtiva do mel, da colmeia à comercialização, é ensinado aos estudantes e executado por eles.
“A gente quer abrir mercado para os alunos, fazer com que eles se capacitem e sejam inseridos no mercado. A Mostra ajuda a dar visibilidade a este trabalho e a encontrar possíveis parceiros”, disse o professor do curso de Agropecuária, Fábio Alessandro Souza Silva.
A engenheira civil Débora Oliveira, que trabalha no IFPA e atua também como autônoma no setor de construção e projetos, viu no evento uma oportunidade para se informar melhor sobre sua atuação no mercado. “Gostei muito de ver as tecnologias voltadas à sustentabilidade na construção civil e aproveitei para solicitar informações junto ao Sebrae sobre quais os caminhos para o empreendedorismo de sucesso”, ressaltou.
Balanço
Desde agosto, a Mostra de Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Regional percorreu diferentes cidades do estado do Pará, agregando parceiros e valorizando a produção regional. O evento passou pelos municípios de Redenção, Marabá, Altamira, Santarém e Itaituba, atraindo um público total de quase 25 mil pessoas.
Para o titular da Secti, Claudio Ribeiro, as expectativas foram superadas e o balanço é bastante positivo, principalmente em relação à qualidade dos trabalhos apresentados e ao interesse das pessoas. “Esses números são bastante expressivos porque mostram que existe no interior um potencial muito forte para a produção do conhecimento científico-tecnológico e para o empreendedorismo inovador. Com a Mostra queremos valorizar isto e potencializar a descoberta de talentos”, destacou.
“As Mostras foram muito importantes para fortalecer a presença do Sebrae no interior do estado, onde já atuamos com diversas atividades e resultados que vêm mudando a realidade dos empreendedores, a exemplo do que foi apresentando nos estandes, como casos empresariais de sucesso”, enfatizou o superintendente do Sebrae, Vilson Schuber.