Desenvolvimento
Na próxima quinta-feira (25), às 9h30, no auditório da Federação da Agricultura e Pecuária do Pará (Faepa), será realizada mais uma edição da série de seminários “Diálogos sobre desenvolvimento”, organizada pelo Instituto de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental do Pará (Idesp). Desta vez, o debate será sobre os “Arranjos Produtivos Locais (APLs): uma estratégia para o desenvolvimento regional”, com o objetivo de embasar a discussão sobre a política de APL no Estado com foco na estruturação do Núcleo Estadual de Apoio a APLs do Pará (NEAPL/PA).
Arranjos Produtivos Locais são aglomerações de empresas e instituições localizadas em um mesmo território, que apresentem especialização produtiva e mantenham vínculos de interação, cooperação, comércio, tecnologia e aprendizagem entre si e com outros atores locais, como governo, associações empresariais, instituições de crédito, ensino e pesquisa. A identificação e fortalecimento destes arranjos favorecem o desenvolvimento territorial e geram benefícios como aumento no número de empregos formais, maior eficiência produtiva, melhor distribuição dos ganhos entre os elos da cadeia produtiva e maior protagonismo dos atores locais.
O seminário contará com a participação de três palestrantes para enriquecer a discussão. O primeiro, professor doutor da Universidade Federal do Pará (UFPA), Eduardo Costa, abordará os aspectos conceituais de APL. Já no segundo momento, a coordenadora geral de APL da Secretaria do Desenvolvimento da Produção do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC/SDP), Maria Cristina Milani, destacará a estrutura nacional da política de APL. Por fim, o coordenador de economia mineral da Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Mineração (Seicom), Dr. Marco Antônio Lima, abordará sobre a estrutura do NEAPL/PA.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site do Idesp (www.idesp.pa.gov.br) ou diretamente pelo endereço eletrônico http://bit.ly/idespdialogoapl. O seminário é uma realização do NEAPL/PA, tem a organização do Idesp e conta com a parceria da Seicom, da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e da Faepa.