Saúde
A campanha Outubro Rosa, que objetiva reduzir a incidência de mortes de mulheres por câncer de mama e câncer de colo de útero, teve um pré-lançamento na manhã desta terça-feira (23), na Igreja Matriz de Icoaraci, distrito de Belém. Participaram do evento a primeira-dama do Estado, Ana Jatene, a secretária adjunta de Saúde Pública, Heloísa Guimarães, e a secretária em exercício de Assistência Social, Meive Piacesi.
No evento foi solicitado que a Agência Distrital de Icoaraci pinte de rosa o Cruzeiro que simboliza o distrito, até o dia 1º de outubro, quando será lançada oficialmente a campanha. O trabalho será feito com a ajuda de voluntários. Segundo Heloísa Guimarães, o pré-lançamento da campanha Outubro Rosa reforça que é importante detectar precocemente o câncer de mama durante o exame do toque, na hora do banho. “Chamar a atenção da sociedade para importância do exame é o grande objetivo da campanha”, explicou.
A secretária adjunta da Sespa comentou que o compromisso assumido pelo governo do Estado na campanha do ano passado foi agilizar o atendimento das mulheres inscritas para a cirurgia de câncer de mama ou daquelas que tinham suspeita de estar com nódulo. Desse compromisso alcançou-se o seguinte resultado: 484 biopsias feitas e quase uma mulher por dia operada no Hospital Jean Bittar. “Este compromisso foi cumprido”, asseverou Heloísa Guimarães.
Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de mama é o segundo tipo mais frequente no mundo e o mais comum entre as mulheres, respondendo por 22% dos casos novos a cada ano. No Brasil, as taxas de mortalidade continuam elevadas, muito provavelmente porque a doença ainda é diagnosticada em estágios avançados. Na população mundial, a sobrevida média, após cinco anos, é de 61%. A incidência é maior em mulheres acima de 35 anos.
O Outubro Rosa foi criado nos Estados Unidos, em 1997. O nome remete à cor do laço que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama. Com o passar dos anos, vários países aderiram à causa. Ao Brasil, o movimento chegou em 2002. O movimento cresce a cada ano, e as iniciativas de luta contra o câncer de mama e a importância do diagnóstico precoce já estão em andamento em diversas cidades pelo mundo.
A campanha Outubro Rosa. Câncer de Mama “Entre de Peito Nessa Luta” não é só destinada às mulheres, mas também às pessoas que com elas convivem, visando conscientizar sobre a importância da detecção precoce da doença. Com diagnóstico e tratamento oportunos, as perspectivas de cura são maiores. O pré-lançamento da campanha em Icoaraci teve apresentação do Coral Timbres, formado por detentas do Centro de Reeducação Feminina (CRF) e Centro de Reeducação do Coqueiro (CRC), que se apresentaram para uma plateia formada por alunas de escolas públicas.
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