Turismo





Foto: Ascom Paratur
Começou na manhã desta quarta-feira, 24, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo, a participação do Pará na 42ª Expo Internacional de Turismo (Abav). A Companhia Paraense de Turismo (Paratur) e a Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav Pará) coordenam a promoção, divulgação e comercialização do destino prioritário na Amazônia. O estande temático, que desperta a atenção dos visitantes para os segmentos de cultura, natureza, sol e praia, eventos e negócios, tem atraído muitos visitantes, a exemplo do operador de turismo Jean-François Lacomte, que comercializa pacotes turísticos para a região Nordeste do Brasil desde o ano 2000 e em 2007 começou a comercializar também roteiros do Pará, em especial da região turística do Tapajós.
“Nossa empresa tem uma parceria com a agência Amazon Dream e juntos oferecemos 10 dias a bordo de um barco de luxo regional, para que os turistas naveguem pelo rio Tapajós e façam a descoberta da floresta Amazônica, os povos ribeirinhos, na companhia de um guia local”, afirma o empresário francês, para quem o produto Pará é muito aceito em sua cidade, Marselha, a mais antiga e mais populosa da França, país considerado pela Paratur um dos prioritários na captação de turistas europeus.
Jean-François destacou que a adesão aos produtos do Pará foi positiva, principalmente por que agora o turista europeu pode chegar a Belém aproveitando o voo direto da TAP Portugal ao Pará, inaugurado no início deste ano. Carlos Figueira, gerente de Promoção da Paratur, iniciou os trabalhos de apresentação do Pará aos participantes da Abav, considerada a maior feira de turismo das américas, com uma palestra sobre o destino na Vila do Saber.
Carlos enfatizou o roteiro Pará: 8 dias e 7 noites na Obra-Prima da Amazônia e destacou valores que fazem o diferencial dos produtos turísticos das regiões de Belém, Marajó, Tapajós, Amazônia Atlântica, Araguaia, Tocantins e Xingu. A diversidade da cultura do Pará, a originalidade do artesanato, a autenticidade da gastronomia, a diversidade da natureza, criatividade do povo paraense e a sustentabilidade do Pará, que detém mais de 50% dos atrativos naturais da Amazônia, foram apresentados por Carlos, ao explicar que a dimensão territorial do destino também é favorável ao turismo.
“O Pará é cinco vezes o tamanho de São Paulo, 28 vezes o tamanho do Rio de Janeiro e 2,2 vezes a extensão territorial da França, com inúmeros produtos e atrativos disponíveis aos visitantes e para comercialização dos agentes e operadores que buscam um produto diferenciado no mercado”, afirmou Carlos Figueira.
Edna Rocha, presidente da Abav Pará, lembrou aos cerca de 50 empresários e jornalistas presentes na palestra sobre a estrutura que o Pará tem hoje para receber os turistas e do empenho da entidade nessa comercialização, que tem apoio de importantes companhias aéreas, como a Azul Linhas Aéreas, representada no evento pelo diretor comercial Arlindo Gomes.
Passaporte Pará
Recém lançado pela Secretaria de Estado de Turismo do Pará (Setur) o Passaporte Pará é um pacote diferenciado, que soma na grade de produtos pelo Pará. “Criamos o site www.passaportepara.com.br para comercializamos os produtos das seis regiões indicadas pelo Governo do Estado e estamos disponibilizando esses produtos associados à disponibilidade de passagens aéreas de qualquer destino do Brasil e do exterior, uma rede com excelentes hotéis, que só no Pará soma cerca de 13 mil leitos”, afirmou Claudino Borges, diretor da RDC Férias, operadora de turismo que também comercializa o destino, com facilidades de crédito aos consumidores internos a partir de parceria também com o Banco do Estado do Pará (Banpará), que facilita a aquisição dos pacotes também para servidores públicos do Estado. Claudino aproveita a participação na Abav para promover também esse produto paraense.
A diretora de Marketing da Paratur, Jacqueline Alves, afirma que a participação do Pará na Abav soma-se à participação em mais 13 feiras no Brasil e no exterior, com objetivo de fortalecer o destino a partir dos seus principais segmentos. “Entre os produtos que divulgamos está o Círio de Nossa Senhora de Nazaré, o mais expressivo no segmento religioso, que este ano deve levar 82 mil turistas ao Pará. A feira é mais uma oportunidade de ampliarmos esse fluxo do Círio e também as estatísticas anuais de visitação turística do Pará, que em 2014 deve fechar em 1 milhão de visitantes”, conclui.
Ainda nesta quarta-feira, 24, além de uma equipe de mais de 30 profissionais da Paratur e associados da Abav em atendimento direto no estande, o Pará também foi tema de palestra em que o secretário adjunto de Turismo do Estado, Alvaro do Espírito Santo, apresentou a temática do Círio de Nazaré, também no Espaço Vila do Saber, à convite da Braztoa. A participação do Pará na 42ª. Abav - Expo Internacional de Turismo segue até o próximo domingo, dia 28, quando cerca de 80 mil pessoas devem ter passado pelo evento.
Leia Mais: www.turismoparaense.blogspot.com