Círio 2014



Foto: Ascom Paratur
O Círio de Nazaré foi tema de duas apresentações feitas pelo Governo do Pará na Vila do Saber, espaço que integra a 42ª Expo Internacional de Turismo (Abav), que ocorre desde o último dia 23, em São Paulo, e segue até domingo (28), no Pavilhão de Exposições do Anhembi. A primeira apresentação ocorreu na manhã da última terça-feira, com a participação de cerca de 50 profissionais e gestores do turismo, entidades da sociedade civil organizada, além de operadores e agentes de viagens do Brasil e exterior.
O gerente de Promoção da Companhia Paraense de Turismo (Paratur), Carlos Figueira, que coordena o estande promocional do Pará como destino turístico na Abav – além de apresentar os segmentos turísticos e a infraestrutura do Pará – revelou por que o Círio atualmente atrai 82 mil turistas entre os dois milhões de romeiros que participam do evento. “Este ano o Círio chega ao ano 222, e o Pará se prepara o ano todo para receber os turistas”, disse Carlos, ao reafirmar que o Pará conta com 13 mil leitos nos melhores hotéis da Amazônia.
O secretário adjunto de Turismo do Pará, Álvaro do Espírito Santo, também apresentou o Círio de Nazaré como um case da força do turismo religioso no Brasil, com uma programação que começa oficialmente no dia 7 e segue até 27 de outubro, com muitas opções de vivência cultural e religiosa. Ele também destacou as opções de turismo cultural, de natureza, sol e praia, eventos e negócios em Belém ou outras regiões turísticas do Pará.
“A gastronomia do Círio é um dos pontos altos do evento. No domingo, após a procissão que envolve dois milhões de pessoas em um trajeto de quatro quilômetros, as famílias se reúnem no almoço do Círio, se confraternizam em uma ceia que lembra a do Natal, uma maneira única de representar a cultura paraense”, disse Álvaro, ao explicar que o nível de organização do Círio como evento turístico é altíssimo, ao envolver 26 mil pessoas trabalhando para o resultado do evento.
“O orçamento investido no Círio pelos realizadores, patrocinadores, apoiadores e governo do Estado é de R$ 3 milhões. A movimentação financeira gerada ao Pará é em torno de U$ 30.80 milhões”, informou o secretário, ao apresentar um vídeo com a cantora paraense Fafá de Belém convidando o público ao evento.
A apresentação na Vila do Saber fez parte do 42º Encontro Comercial Braztoa, na Expo Internacional de Turismo, e contou com mais de 60 pessoas. O jornalista e consultor de turismo Amadeu Castanho, editor do Portal Viagens de Fé e diretor da operadora de turismo que leva o mesmo nome, participou da exposição e também visitou o estande do Pará no evento.
“Estive no Círio, pretendo voltar e acredito que aquele evento é único. Como explicar um evento que une tanto as pessoas a ponto de nenhum pagador de promessas estar sozinho, mas com toda a família, com amigos? Como explicar ao paulista, por exemplo, que a água que é distribuída aos romeiros não é vendida, é doada em abundância como forma de ajuda, de devoção dos promesseiros?”, comentou Amadeu, para quem o Círio é um excelente produto turístico que pode ser trabalhado pelos agentes de viagens e operadores o ano todo, porque Belém tem muitas opções de roteiros além do religioso.
Importância – A história do Círio se confunde com a própria história da região. A preparação para a Festa dura praticamente todo o ano, mas é com a proximidade da chamada Quadra Nazarena que essa preparação ganha maior importância. O Círio é hoje o principal evento de atração turística ao Pará e transcende o sentido religioso, ocupando lugar também de destaque nos ramos cultural e econômico, abrangendo todos os setores na cidade. A Festa faz parte do calendário nacional como uma das maiores festas religiosas do mundo.
O Círio também é responsável pela difusão da culinária paraense, já que as iguarias gastronômicas mais tradicionais têm a ver com o evento e o tradicional almoço depois da grande procissão. Maniçoba e pato no tucupi são os pratos principais do cardápio da reunião das famílias, e o cheiro dos ingredientes toma conta de toda a cidade dias antes da festa.
O Círio em si ocorre na manhã do segundo domingo de outubro, mas a programação oficial envolve onze romarias com mais de 100 quilômetros de percurso. Este ano, a programação principal começa no dia 10, sexta-feira, com o tradicional Auto do Círio e o Traslado da Imagem para Ananindeua, e segue no dia 11, com a Romaria Fluvial, pela manhã, e a Trasladação, à noite, entre outras romarias que antecedem a grande procissão, no dia 12, saindo da Catedral da Sé (Igreja de Nossa Senhora das Graças) rumo à Basílica Santuário de Nossa Senhora de Nazaré.
A Romaria Fluvial é no sábado, quando a Imagem Peregrina segue pelas águas da baía do Guajará, seguida por centenas de embarcações de diversos tamanhos, todas enfeitadas. A romaria, uma das mais novas do calendário, foi criada na década de 1990 pelo então presidente da Paratur, o jornalista Carlos Rocque. Já na orla de Belém, a imagem é recebida com honras de chefe de Estado. Tem início então outra romaria, a dos motociclistas, que conduz a imagem até o Colégio Gentil Bittencourt, onde pela parte da tarde uma missa dá início à Trasladação.
Com percurso inverso ao do Círio, a Trasladação tem praticamente os mesmos elementos da grande romaria, mas à noite, quando a temperatura é mais amena e também há as luzes das velas carregadas pelos fieis até a Catedral Metropolitana. Na manhã do segundo domingo de outubro um verdadeiro mar de gente toma conta das ruas de Belém para a passagem da berlinda enfeitada que conduz a imagem peregrina. A programação dura ainda mais duas semanas, com as demais romarias e também de diversos eventos ligados à festa.
Show de carimbó para receber os turistas, exposições de joias inspirada na temática nazarena, lançamento da bandeira da Romaria Fluvial, estratégias de monitoramento virtual da Berlinda de Nazaré, quantitativo de voos extras para o período do Círio e estratégias inéditas de pesquisa e apresentação do Círio de Nossa Senhora de Nazaré como o principal segmento turístico religioso do Pará. Estes são apenas alguns itens da Agenda Turística do Círio 2014, iniciativa inédita da Paratur, Secretaria de Estado de Turismo (Setur) e Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese). Mais informações: www.turismoparaense.blogspot.com.