Abastecimento
Foto: ASCOM CEASA
Será entregue até dezembro deste ano a obra de revitalização das Centrais de Abastecimento do Pará (Ceasa), no Curió-Utinga, em Belém. O prédio passa por uma reforma total, que inclui pintura, troca das instalações elétricas, padronização dos boxes, substituição do piso e cobertura das áreas de comercialização, além da reforma do pórtico de entrada. O objetivo é oferecer melhorias para funcionários e frequentadores do mercado. O investimento é de R$ 1,5 milhão. A Ceasa não recebia uma reforma desde 1972.
A parte elétrica do mercado será totalmente substituída, ganhando nova iluminação e a modernização de todo o sistema de energia dos galpões. Também serão feitos o desentupimento das calhas e a substituição do telhado dos galpões, além da reforma dos banheiros. A obra fará ainda a padronização da fachada dos boxes e módulos e do sistema de energia, de acordo com o padrão estabelecido pela Celpa. Outro setor abrangido é a área da melancia, cujo espaço de comercialização recebe um piso de concreto.
Além disso, o mercado ganhará de volta as cores originais da época da fundação, que são cinza e amarelo. Segundo o presidente da Ceasa, Carlos Augusto Barbosa, a reforma é um marco para a história da central, sobretudo por garantir novos espaços, mais comodidade e organização para funcionários e os mais de cinco mil frequentadores que passam todos os dias pelo mercado. Segundo ele, a obra trará melhorias para centenas de trabalhadores, para o escoamento da produção rural e também a toda a população que depende dos hortigranjeiros.
O projeto inclui ainda a construção de um pórtico de entrada na Ceasa, permitindo maior organização no acesso ao mercado e melhores condições de trabalho aos servidores, com a reforma das acomodações. O empresário Otávio Zapelini espera que a reforma atenda às necessidades da Ceasa. “Por se tratar de uma central de abastecimento, que lida diretamente com alimentos, é fundamental que os sistemas hidráulico e elétrico estejam em pleno funcionamento, oferecendo condições de trabalho aos funcionários, e mais higiene aos produtos”, disse.