Esporte
No mês de novembro, uma prova de esporte, esforço e resistência chega para os adeptos de corridas e do ciclismo. O Desafio do Marajó 2014 ocorrerá nos dias 15 e 16 do penúltimo mês do ano e promete muitas emoções.
A prova, que a cada ano recebe mais participantes e ganha novos apoios, em 2014 recebe a atenção do governo do Estado, por meio das secretarias de Estado de Esporte e Lazer (Seel), Comunicação (Secom), Turismo (Setur), Segurança Pública e Defesa Social (Segup) e Saúde Pública (Sespa), Corpo de Bombeiros e Departamento Estadual de Trânsito (Detran). O patrocínio é da empresa aérea TAP.
A prova, iniciada em 2009, este ano está na sexta edição, e vem como substituta de uma das provas de resistência mais difíceis do país, a Corrida de Resistência do Cavalo Marajoara, criada no ano de 1982, por iniciativa da Associação Brasileira de Criadores de Cavalo da Raça Marajoara. Com um percurso estimado em 180 quilômetros em dois dias, os participantes passavam por diversas vilas da ilha do Marajó. Problemas com as mortes dos animais fizeram, porém, que a prova fosse cancelada.
No ano de 2008, seis ciclistas resolveram desafiar os cavalos e as dificuldades do percurso. Nando Martins, Marcelo Rodrigues, Ediney Siqueira, Rosinaldo Leal, Ronivaldo Leal e João Batista largaram de Cachoeira do Arari uma hora antes dos cavalos, num sábado, e ao meio-dia de domingo foram recebidos em Soure, local da chegada. Baseado nesse desafio, em 2009, nasceu o I Desafio do Marajó, do qual 30 atletas participaram.
O solo rachado e pisoteado pelos búfalos que habitam a região, a ausência de trilhas e o sol forte com temperatura em média de 40° dão a noção do que é a competição. O Desafio do Marajó é uma prova de bicicleta, com trajeto de 140 quilômetros, feito em dois dias. A prova tem largada no sábado, dia 15 de novembro, em Cachoeira do Arari, atravessando os campos do Marajó, e chegada a Soure, no dia seguinte.
Preparativos - Na última quarta-feira, o organizador da prova, João Vicente Pena, participou de uma reunião da sede da Seel, na qual outros detalhes do evento foram acertados. Ele informou que a prova terá divulgação na Brasil Cycle Fair, a maior feira de ciclismo do país, que ocorre em São Paulo, de 29 de setembro a 1º de outubro.
Na reunião, João Vicente também falou sobre a TAP Portugal, que é a mais nova patrocinadora do Desafio do Marajó 2014. O gerente executivo da empresa, Douglas Lima, acredita que é uma grande oportunidade para se divulgar o potencial da ilha para os esportes de aventura e natureza, para a Europa e para o Mundo, por meio dos voos diretos Belém-Lisboa-Belém operados pela TAP.
João Vicente continua fechando os apoios ao evento e se prepara para o lançamento oficial da prova. “Estamos provando ser plenamente possível a realização da prova. A intenção é fazer uma competição com nível nacional e até internacional, da qual ciclistas do Brasil e do mundo poderão participar, além de divulgar as belezas naturais do Marajó e suas peculiaridades”, aposta João Vicente. “Esta competição irá abrir portas para novas práticas de turismo que vêm crescendo muito no mune também o eco turismo e o turismo de aventura”, completa.
As inscrições para o Desafio do Marajó 2014 já estão abertas. São duas categorias: a Desafio – com 130 quilômetros – e a Aventura – com 40 quilômetros. Ambas incluem camisa oficial da prova, transporte das bicicletas dentro do percurso da prova, jantar e café da manhã na fazenda de apoio e pernoite, medalha e pulseira para os que completarem a prova, serviço de hidratação e alimentação nos postos de apoio e serviço de apoio e resgate durante a prova. Inscrições feitas antecipadamente, até 15 de outubro, têm desconto. Maiores informações no site www.desafiodomarajo.com.
Tags
Esporte SEEL
Relacionadas
-
Artística
Ginastas paraenses disputam torneio no Rio com apoio da Seel
-
Bolsa Talento
Canoísta paraense conquista ouro em Santa Catarina
-
Internacional
Com apoio da Seel, paraense participa de evento de MMA na África
-
Crianças e Adolescentes
Seel integra Semana de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual
-
'Talentos Esportivos'
Seel amplia projeto com inscrições para turmas no Mangueirão
-
"Mangueirão"
Estudantes redescobrem o Estádio Olímpico do Pará durante visita
-
Esporte
Mais de 100 atletas participaram da Copa Seel de Ciclismo, em Marituba
-
Esporte
Salinópolis sedia primeira etapa do Circuito Brasileiro de Surf
-
Socialização
Seel promove o 19º Baile de Carnaval da Terceira Idade
-
Convocação
Atletas paraenses do basquete em cadeira de rodas vão treinar com a seleção