Turismo


Foto: Cristino Martins/Ag. Pará
Desde as 14 horas de sábado (27), a Expo Internacional de Turismo (Abav) está aberta ao público consumidor final. A abertura ocorreu com uma apresentação de carnaval da Sociedade Rosas de Ouro, com direito a desfile de porta-bandeira, mestre-sala e uma animada bateria circulando pelos principais espaços do Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo.
A apresentação marcou a homenagem da Associação Brasileira das Agências de Viagens (Abav Nacional) e do Ministério do Turismo aos profissionais que atuam no turismo pela celebração do Dia do Turismólogo e Dia Mundial do Turismo, comemorado sempre no dia 27 de setembro.
A atração movimentou a Expo Internacional de Turismo e beneficiou os estandes promocionais, comerciais e institucionais dos 65 países expositores do evento, que começou no último sábado e se encerra às 20 horas deste domingo. O gerente de Promoção da Companhia Paraense de Turismo (Paratur), Carlos Figueira, que coordena a participação do Pará no evento, comemorou o resultado positivo do Pará na feira, considerada a mais importante das Américas em termos de promoção e comercialização de produtos turísticos.
"Foi uma excelente oportunidade aos cerca de 30 agentes paraenses que integram a comitiva da Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav Pará) convidados pela Paratur para o estande", disse Carlos, que no sábado também foi ao município de Aparecida, no interior de São Paulo, ministrar uma palestra sobre o Círio de Nossa Senhora de Nazaré, evento que no segundo domingo do mês de outubro reúne dois milhões de romeiros e atrai 82 mil turistas a Belém.
A apresentação fez parte da programação da primeira Romaria Nacional dos Profissionais de Turismo à Aparecida, com o tema "A Dimensão Evangelizadora do Turismo Religioso do Brasil". Segundo o gerente, “foi uma oportunidade para apresentarmos a cerca de 150 formadores de opiniões e profissionais de turismo religioso a importância do Círio de Nazaré nesse contexto do Brasil". Carlos Figueira esteve em aparecida atendendo convite da Confederação Nacional do Turismo ao Governo do Pará.
Durante a palestra ele apresentou pontos importantes que fazem o Círio o maior evento turístico religioso da Amazônia, capaz de gerar U$ 30.80 milhões. Na oportunidade, Lenir Proença e Alfredo Gimenes, da Confederação Nacional, também apresentaram a temática “Turismo Religioso e sua Organização nos Santuários do Brasil”, com menções ao Círio de Nazaré, em Belém. Lenir destacou a hotelaria paraense, que tem cerca de 13 mil leitos, a Basílica Santuário de Nossa Senhora de Nazaré, que tem capacidade para três mil pessoas em seu templo e cerca de 50 mil na parte externa.