Educação
O Centro de Formação de Profissionais da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) realiza, nesta quinta-feira, 2, em Santarém, e no dia 9, em Marabá, formação dos servidores que atuarão nas escolas como Articuladores de Projetos do Pacto pela Educação do Pará. Aldo Gomes Queiroz, do Grupo de Gestão Estratégica do Pacto pela Educação do Pará, apresentará o Sistema Paraense de Avaliação Educacional (Sispae), uma iniciativa da Seduc para medir o desempenho da rede de ensino abrangendo as esferas estadual e municipal.
O SisPAE, além de avaliar pontos relevantes no ensino aprendizagem, se propõe a suscitar reflexões e análises pedagógicas dos indicadores e resultados, referendar políticas de educação e ações focadas na melhoria do desempenho dos estudantes do Ensino Fundamental e Médio, relacionando-as ao contexto sócio-cultural dos alunos e educadores e, ainda, caracterizar a educação paraense atribuindo-lhe identidades no currículo, nos planos escolares e de gestão.
A formação aponta aos articuladores informações técnicas, gerenciais e diagnósticas, o que permite realizar um acompanhamento dos trabalhos pedagógicos e de gestão dos programas e projetos do Pacto pela Educação do Pará, desenvolvidos nas escolas. Após o curso, será realizada a seleção de acordo com o número de vagas existentes.
As formações apresentarão em todos os polos o módulo I, Gestão de Projetos, com elaboração de indicadores, projeto político pedagógico, além da própria Gestão de Projetos e o modelo II, com projetos do Pacto pela Educação, projetos da Seduc e parceiros.
O Pacto pela Educação do Pará é um esforço liderado pelo Governo do Estado e conta com a integração de diferentes setores e níveis de governo, da comunidade escolar, da sociedade civil organizada, da iniciativa privada e de organismos internacionais, com o objetivo de promover a melhoria da qualidade da educação no Pará e, assim, tornar o Estado uma referência nacional na transformação da qualidade do ensino público.