Eleições 2014

Sistema de Segurança e TRE apresentam esquema de segurança para as eleições

Na manhã desta sexta-feira, 3, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Pará e o Sistema Estadual de Segurança Pública apresentaram o trabalho que está sendo desenvolvido pelos órgãos para garantir à população paraense o exercício do direito ao voto nas Eleições deste ano. Em 2014, mais uma vez irão funcionar os gabinetes integrados em Belém e no interior e a novidade é que todos os 144 municípios paraenses contarão com delegados de Polícia para atender as ocorrências.

Na entrevista coletiva que foi realizada na sede do TRE/Pa, o secretário adjunto de Gestão Operacional da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), coronel Mário Solano, detalhou como será feito o trabalho integrado, que envolve mais de 20 mil profissionais e entes federados, entre os quais Polícia Militar, Polícia Civil, Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran), Guarda Municipal, Exército Brasileiro e Polícias Federal e Rodoviária.

Somente o Sistema de Segurança está disponibilizando um contingente de cerca de 14 mil homens, que se somarão a outros 5.500 do Exército Brasileiro, que estarão presentes com suas tropas em 56 municípios, e da Polícia Federal, que vai atuar em 13 municípios paraenses. “Desde 1996 nós temos a experiência de centros integrados e servimos de modelo para o Brasil. Hoje nós temos outros entes federados que trazem seus conhecimentos para o desenvolvimento do bom trabalho do gabinete integrado e isso serve de exemplo para mostrar que estamos juntos buscando que domingo ocorra o que todos nós esperamos, que é a festa da democracia”, afirma.

Os grupamentos aéreos e fluviais estarão de prontidão no domingo para atender as demandas durante o pleito, em todas as regiões. Os homens do Sistema de Segurança estarão coibindo com rigor todas as condutas vedadas nas eleições. Para o pleito do próximo domingo todos os 144 municípios paraenses terão delegados de policia, essa novidade aontece graças à nomeação dos aprovados do último concurso realizado pelo Governo. Também já foi publicada a chamada portaria da “Lei Seca” que vai vigorar de 00:00 até as 18h de domingo. “O planejamento já vinha sendo feito há bastante tempo. O Sistema de Segurança vai coibir, já que o dia das eleições é dia para exercer a sua cidadania e vamos trabalhar para que os eleitores votem com tranquilidade”, explica o secretário de Segurança, Luiz Fernandes Rocha.

Para o presidente do Tribunal Regional Eletoral, desembargador Leonardo Tavares, tudo está acontecendo dentro do que foi planejado pelo tribunal. “Tomamos todas as providências para que o pleito de domingo aconteça tranquilamente. Tudo está dentro da normalidade, domingo vamos ter aqui no TRE um gabinete integrado, uma sala apropriada foi montada e vai funcionar desde às 7h da manhã até a transferência para o Hangar, onde vai acontecer a apuração". A expectativa do Tribunal Regional Eleitoral é que o resultado das eleições seja conhecido entre 9h e 10h da noite e a totalização seja feita até meia noite.


Tags

segup Segurança