Controle interno
Foto: ASCOM EGPA
A Auditoria Geral do Estado (AGE) e a Escola de Governo do Pará (EGPA) lançaram na última quinta-feira (2), no Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), o Programa de Capacitação dos Agentes Públicos de Controle Interno do Poder Executivo Estadual. O objetivo é qualificar os profissionais que atuam no controle interno das unidades gestoras da administração pública.
O diretor geral da EGPA, Ruy Martini, falou sobre as ações e projetos desenvolvidos pela escola e destacou a importância da parceria com a AGE e a implementação do programa de capacitação. “Quando falamos que este é um programa permanente, se deve ao fato de que ele não se esgota em uma turma. Este é o início de um trabalho que tem, na sua essência, a permanência na grade de atuação da Escola de Governo”, afirmou.
Segundo Ruy Martini, o programa “traz a garantia de uma formação permanente dos agentes e também a possibilidade de maturar o processo”. O aperfeiçoamento e os ajustes necessários também foram pontuados pelo diretor. “Será possível inserir temas que se fizerem necessários, mudanças na legislação, por exemplo. A proposta é ter uma formação permanente e ajustável às necessidades de formação dos agentes de controle”, acrescentou.
O programa integra o Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Estadual, vinculado à AGE. Segundo o auditor geral do Estado, Roberto Amoras, 250 agentes participam da capacitação. “Os agentes de controle interno são a extensão da AGE junto aos órgãos e são responsáveis pela melhoria da gestão. A capacitação continuada só tem a fortalecer este papel. Com a experiência da Escola de Governo, que está colocando todo o conhecimento em favor dele, certamente teremos resultados exitosos”, disse.
O programa foi idealizado em junho deste ano, com o oferecimento dos cursos Sispatweb e Simas, integrantes do módulo gestão patrimonial, com 200 vagas oferecidas e preenchidas, em oito turmas com oito horas de aula para cada turma, nas instalações da Escola de Governo. O público-alvo são os agentes de controle interno do Executivo Estadual.
A continuação do programa se dará com o desenvolvimento de 14 módulos, com carga horária total prevista de 140 horas, com turmas de 25 a 50 vagas, possivelmente também no espaço físico da EGPA. O lançamento foi encerrado com a palestra motivacional “Coaching”, ministrada pelo master coach Kotaro Tsuji, que falou sobre a importância da busca pela maximização de resultados e do alcance de metas com base na otimização dos recursos técnicos e emocionais que todo ser humano tem.