Uma equipe da Rádio Bandeirantes de São Paulo chega, nesta quinta-feira, 9, a Bragança para dar treinamento e orientar a produção de reportagem por integrantes do projeto Aluno Repórter – A Imprensa na Escola. Com base na Escola Estadual Rio Caeté, o projeto é finalista ao Prêmio Nacional Escola Voluntária, parceria da Bandeirantes com a Fundação Itaú Social. Fruto do treinamento, a reportagem de autoria dos alunos, liderados pelo Professor Beto Amorim, coordenador do Núcleo de Tecnologia Educacional de Bragança, da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), vai a julgamento em novembro quando será definido o vencedor ao Prêmio.
Reconhecimento - Os alunos de Bragança estão acostumados a terem seu talento reconhecido. Um dos integrantes do projeto teve a produção de um vídeo premiada em outro certame nacional. Um vídeo de curta duração levou o paraense Mateus de Araújo Ribeiro, natural do município de Tracuateua, nordeste do estado, a ganhar prêmio na Câmara dos Deputados, em Brasília.
Na 2ª Edição do Concurso de Curta Documentário sobre a Lei Maria da Penha, Mateus, de 16 anos, se destacou com o vídeo Minhas atitudes coíbem a violência contra a mulher?. “O vídeo nos faz refletir sobre a necessidade de dizer não à violência. Hoje o Brasil é um dos países com os maiores índices de violência”, explica Matheus. Como prêmio, ele recebeu um tablet, além de ter o vídeo exibido nos meios de comunicação da Câmara dos Deputados, do Senado Federal, nas redes de comunicação dos parceiros, como o Banco Mundial, e também disponibilizados no portal www.curtamariadapenha.com.br. Para ver o vídeo de Matheus, acesse http://www.youtube.com/watch?v=qQX-HaH_Bag.
Foi a experiência do projeto Aluno Repórter - A Imprensa na Escola, agora finalista em mais um concurso nacional, que preparou Mateus, assim como faz com dezenas de jovens a alçar vôos-solo, tanto na região Bragantina como na Metropolitana, onde uma parceria entre as Secretarias de Estado de Educação (Seduc) e de Comunicação (Secom) prepara jovens de 15 escolas.
Oportunidade - Vários dos participantes do projeto Aluno-Repórter já adentraram o mercado de trabalho na região. É o caso de Denise Ramos, jornalista do Sistema Brasileira de Televisão (SBT), em Bragança, aluna do projeto por dois anos e que com essa experiência conseguiu seu primeiro trabalho profissional. “Foi crucial para o que vivo hoje profissionalmente!” E acrescenta: “O Aluno-Repórter nos ensina a ser profissionais comprometidos”.
O treinamento da Rádio Bandeirantes, em Bragança, acontece nos dias 9 e 10, com as filmagens da cidade, da escola, do projeto e realização de entrevistas.
Além da produção audiovisual, os alunos do projeto também ganham experiência em rádio. Com a experiência do Projeto Aluno Repórter, desenvolvido pelo NTE Bragança, da Coordenação de Tecnologia Aplicada à Educação (CTAE-Seduc), o estudante desenvolve habilidades e competências para atuar como repórter e, também, na produção textual, leitura e pesquisa, graças à tradição de radiodifusão em Bragança e no Pará.
Serviço: Treinamento Projeto Aluno Repórter – A Imprensa na Escola, pela Rádio Bandeirantes, de São Paulo, na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Rio Caeté, Av. Governador Mendonça Furtado, Bragança, 9 e 10 de outubro.