Cobertura

Foto: Cristino Martins/Ag. Pará
Mais de 100 profissionais da Cultura Rede de Comunicação estarão envolvidos na cobertura do Círio de Nazaré. A transmissão começa às 6h, direto da Catedral da Sé, na Cidade Velha, onde é celebrada a missa que antecede a procissão. Repórteres, produtores, apresentadores, locutores, cinegrafistas, além de motoristas e equipe de apoio, estarão a postos para levar aos telespectadores uma cobertura jornalística completa, com todas as emoções que envolvem o “Natal dos paraenses”.
“O Círio é o grande momento da nossa transmissão”, diz o diretor da TV Cultura, Tim Penner. No estúdio da emissora, as jornalistas Renata Ferreira e Ivana Oliveira receberão convidados como o músico Almirzinho Gabriel, o professor Emanuel Matos e a cantora Nazaré Pereira, que interpreta a canção tema do Círio 2014 da Rede Cultura. Repórteres vão cobrir todo o percurso da romaria, da Catedral da Sé até a Praça Santuário, com entradas ao vivo para informar os telespectadores sobre os detalhes da procissão.
Pelo terceiro ano consecutivo, a TV Cultura transmite o Círio em parceria com a TV Nazaré. “Montamos uma central única de operações para imagens. Isso nos permite ter mais pontos de cobertura, mas o conteúdo é produzido por cada emissora”, observa Tim Penner. A transmissão entrará em rede nacional com flashs pela TV Brasil.
Portal – Internautas do mundo inteiro podem acompanhar a transmissão do Círio de Nazaré pelo Portal Cultura (www.portalcultura.com.br). “Sempre recebemos muitas mensagens de agradecimento, de várias partes do Brasil e do mundo. Já recebemos, inclusive, mensagens de pessoas em plataformas nos oceanos Atlântico e Pacífico”, ressalta a coordenadora do portal, Ivana Oliveira. E não só paraenses acompanham a procissão, mas gente de todas as nacionalidades.
Este ano o Portal Cultura novamente coloca no ar o aplicativo “KD a Berlinda?”, desenvolvido pela Empresa de Processamento de Dados do Pará (Prodepa) e que mostrará ao telespectador a localização exata da berlinda durante a procissão. “O aplicativo também é útil para que as pessoas saibam os trechos que estão interditados pela procissão”, completa Ivana. Quem desejar participar da transmissão pode enviar uma mensagem para ser lida ao vivo no Twitter @portalcultura, e-mail contato@portalcultura.com.br ou Facebook https://www.facebook.com/pages/PORTAL-CULTURA/277887212238299?fref=ts).