Campanha
O Hospital Regional Público do Marajó inicia na próxima segunda-feira (13) as ações de conscientização sobre a importância da detecção precoce do câncer de mama dentro da campanha Outubro Rosa. A fachada do prédio será decorada e iluminada com a cor. Também haverá distribuição de material informativo para os usuários e comunidade, distribuição de fitas cor de rosa e exibição de material sobre a prevenção da doença.
O Outubro Rosa foi criado no início da década de 90, nos Estados Unidos e, desde então, é promovido anualmente em diversos países. O rosa simboliza o alerta às mulheres para que façam o autoexame e, a partir dos 40 anos, a mamografia, diminuindo os riscos que aparecem nesta faixa etária. Também é recomendado que até aos 35 anos seja feita pelo menos um exame de mamografia.
Segundo o diretor técnico do hospital, André Ramos Noronha, o câncer de mama é mais comum entre as mulheres. “É preciso que a campanha alcance o maior número de mulheres possível para prevenir este grave problema de saúde”, diz, lembrando que as chances de cura são maiores quando a doença é detectada no início.
“No hospital dispomos de estrutura e mamógrafo com capacidade de fazer até 500 exames por mês. Basta a paciente procurar um médico e vir com o pedido. O setor de saúde de cada município deve fazer o encaminhamento até o Hospital Regional Público do Marajó, e com a regulação, o exame é agendado”, explica.
Foi o que fez a dona de casa Maria Filomena Pinheiro, 56 anos, que na manhã desta quinta-feira (9) fez o exame de mamografia no hospital. Moradora de Breves, ela tem histórico da doença na família e foi encaminhada para a mamografia. “Se é bom para a saúde, porque não fazer?”, perguntou. O Hospital Regional Público do Marajó oferece atendimento aos usuários do município de Breves e mais seis municípios vinculados ao 8º Centro Regional de Saúde (Bagre, Curralinho, Anajás, Portel, Melgaço e Gurupá).
Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), a maioria dos casos de câncer de mama tem sido diagnosticada já em estágios avançados. No Brasil, as taxas de mortalidade pela enfermidade continuam elevadas, e a forma mais eficaz para detecção precoce ainda é a mamografia. Para o controle é recomendado que as mulheres façam o exame a cada dois anos, mesmo que não tenham alterações.
O Inca publica todos os anos as estimativas de casos novos de câncer, para prover gestores, serviços de saúde, universidades, centros de pesquisa e sociedades científicas com informações atualizadas que possam subsidiar um maior conhecimento sobre a ocorrência da doença na população brasileira e nas regiões. Segundo o instituto, na região Norte a estimativa para este ano é de 1.720 novos casos, dos quais 830 só no Pará. Em todo o Brasil, 57.120 mulheres devem desenvolver a doença.
O Hospital Regional Público do Marajó, que fica na Avenida Rio Branco, 1.266, Centro, dispõe de atendimento ambulatorial de segunda a sexta-feira, de 7 às 18 horas. Mais informações: (91) 3783-2140 e 3783-2127.
Programação do Outubro Rosa no Hospital Regional do Marajó
Distribuição de material informativo para os usuários do hospital e orientação sobre o autoexame
Dia 24: palestra no auditório do hospital com o obstetra Heraldo Pedreira
Dia 31: Na Praça do Operário, orientação e entrega de material informativo, distribuição de laços rosa e exibição de vídeos sobre a prevenção do câncer de mama