Solidariedade
Cerca de 200 alunos, com idades entre 12 e 18 anos, dos colégios estaduais Visconde de Souza Franco (Marco), Benjamim Constant (Reduto), Brigadeiro Fontenelle (Terra Firme) e Dr. Freitas (Umarizal) estão entre os integrantes dos barcos que acompanham a grande procissão do Círio.
O veículo Dom Fúas, 12º carro, vai conduzir os estudantes da Escola Estadual Benjamim Constant, que pelo oitavo ano fazem suas homenagens ao Círio de Nazaré. Além da participação no Traslado, uma gincana arrecadou quase uma tonelada de alimentos que foram entregues às obras assistenciais da Basílica de Nazaré, e a coordenação da escola, pela terceira vez, mobilizou alunos, pais e a comunidade a doarem sangue na Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa).
“Nossa escola incentiva o ensino em três vertentes: educação, solidariedade e fé. A programação tem início em setembro e culmina com o Círio. Com isso, buscamos difundir a cultura de paz entre nossos alunos”, disse o coordenador do projeto e professor de História, Sena Junior.
A estudante Veida Backman, de 16 anos, se diz emocionada em compor a equipe que acompanha o Círio em um dos carros. “É motivo de orgulho para mim e para minha família que é composta, em sua maioria, por católicos. Além da participação no carro, pude cooperar com a doação de sangue pela primeira vez e isso me trouxe uma satisfação pessoal muito grande”, disse.
Alunos da Escola Souza Franco vão ficar na “Barca com Velas”, sétimo carro do cortejo, e, além das homenagens a Nossa Senhora de Nazaré, a instituição motivou os estudantes a arrecadar alimentos que serão doados à Basílica de Nazaré. A Barca Portuguesa, quinto carro, vai levar alunos do colégio Brigadeiro Fontenelle. Estudantes da escola Dr. Freitas vão participar da organização e desobstrução do caminho para a movimentação dos veículos.