Cultura
O Coro Carlos Gomes se apresentará nesta quarta-feira (15), às 19 h, na Igreja de Santo Alexandre, no bairro da Cidade Velha, dentro do projeto “Círio de Todos os Timbres”, realizado pelo Núcleo de Arte e Cultura (NAC), da Universidade do Estado (Uepa), em parceria com diversas instituições, entre as quais a Fundação Carlos Gomes (FCG). Criado há 15 anos, o Coro é formado por 20 cantores, entre professores, alunos e ex-alunos do Instituto Estadual Carlos Gomes (IECG). Durante a Festividade de Nossa Senhora de Nazaré, o Coro apresentará um concerto com versões da “Ave Maria” e a Salve Rainha cantada em latim.
A regência será de Amilcar Pimenta Gomes, regente titular da Banda Sinfônica da Fundação Carlos Gomes e professor do IECG. À frente do Coro desde abril de 2013, Amilcar Gomes contou que é a primeira vez que o Coro se apresenta nessa programação da Universidade. "Será um concerto com uma aura espiritual, um repertório de músicas sacras. Vamos cantar a fé e louvar Maria’, disse o regente. A apresentação terá ainda a participação especial do pianista Paulo José Campos de Melo, superintendente da FCG, que acompanhará o Coral.
Cultura musical - O Coro Carlos Gomes foi formado em abril de 1995, pela maestrina cubana Maria Antônia Jiménez. É formado por estudantes e professores do Instituto Estadual Carlos Gomes, e atualmente é formado por 20 cantores. Participa ativamente da vida cultural no Pará, realizando um intenso trabalho de disseminação da música coral erudita e brasileira, e contribuindo para o desenvolvimento da cultura musical. O Coro participa, durante o ano, do Concerto de Música Sacra, durante a Semana Santa; do Concerto Mariano, no período do Círio de Nazaré; dos concertos didáticos, na rede pública de ensino; de projetos pedagógicos de responsabilidade social, e de comemorações, inaugurações, congressos e convenções.
Natural de Belém, o maestro Amilcar Pimenta Gomes começou seus estudos musicais em Santarém, no oeste paraense, onde desenvolveu atividades como trombonista, arranjador e regente de banda. Possui graduação em Educação Artística, com Habilitação em Música, pela Universidade do Estado do Pará (Uepa), e pós-graduação em Fundamentos da Criação em Música (Composição), pela Universidade Federal do Pará (UFPA).
Ele é professor da Uepa, das disciplinas Percepção e Análise Musical, Estruturação e Regência, e ainda de diversas disciplinas práticas e teóricas para os cursos de Licenciatura e Bacharelado em Música. O maestro integra o Coro Carlos Gomes, como barítono e regente convidado, e também é professor do Instituto Carlos Gomes, onde atualmente é regente da Banda Sinfônica da Fundação Carlos Gomes.
Serviço: Projeto Círio de Todos os Timbres – “Vozes em Harmonia com Maria”. Quarta-feira, 15 de outubro, às 19 h, na Igreja de Santo Alexandre. Entrada Franca.
Tags
carlos gomes cultura
Relacionadas
-
Cultura
Festival Pan-Amazônico de Cinema vai debater gênero, meio ambiente e movimentos sociais
Após sete anos de pausa desde sua última edição, realizada em 2012, o Festival Pan-Amazônico de Cinema 2019 (Amazônia DOC), terá sua 5ª edição a partir da quinta-feira (30), com programação até 7 de j... -
Remição de pena
'Leitura que Liberta' completa um ano no Centro de Recuperação do Coqueiro
-
Tradições
Semana de Museus no Pará evidencia o universo simbólico e cultural dos rios
-
Concerto
Amazônia Jazz Band faz apresentação especial no Teatro Da Paz
-
Coliseu das Artes
Espaço São José Liberto recebe projeto de dança de salão
-
Reconhecimento
Seaster encerra Semana do Artesão com serviços de cidadania
-
Dia do Artesão
Estado apoia projeto de lei que beneficia o artesanato paraense
-
Cultura e liberdade
Secult leva arte a vários espaços para celebrar a luta da mulher
Março chegou, e com ele as programações alusivas ao Dia Internacional da Mulher – 8 de Março. A fim de fortalecer o movimento de mulheres, principalmente no âmbito do empreendedorismo, o Governo do Pa... -
'Reinsere'
Campanha de arrecadação de livros incentiva a educação no cárcere
-
Cultura
Exposição sobre Saramago segue em cartaz até o dia 17 de fevereiro, em Belém