Comércio
O Índice de Volume de Vendas (IVV) e o Índice de Receita Nominal (IRN) do comércio varejista paraense apresentaram crescimento de 1,30% e de 1,32%, respectivamente, em agosto de 2014, na série ajustada sazonalmente. É o que apontam os resultados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na tarde desta quarta-feira (15) e sistematizados pelo Instituto de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental do Pará (Idesp) em seu Boletim do Comércio Varejista.
Os resultados mostram, ainda, que a variação do IVV do Estado esteve acima da registrada no Comércio Varejista Nacional, que cresceu 1,15% no mês de agosto. O Comércio Varejista paraense voltou a crescer após dois meses consecutivos de queda na análise mês a mês, encerrando o mês em questão com a segunda melhor variação no ano, tanto para o IVV quanto para o IRN.
No acumulado do ano, o IVV do estado do Pará variou 3% (série sem ajuste sazonal), resultado que também esteve acima do registrado nacionalmente (2,9%). Esse comportamento se repetiu na análise dos últimos 12 meses, tendo o Comércio Varejista paraense crescido 4,4% e o brasileiro 3,6%. Com relação ao IRN, a variação foi positiva de 7% no acumulado do ano e de 9,3% nos últimos 12 meses.
Nesse sentido, o resultado do IVV e do IRN apresentado no mês de agosto converge para o comportamento da arrecadação do ICMS no Comércio Varejista do Estado. Segundo o Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), o crescimento na arrecadação foi de 8,56%, passando de R$ 69,336 milhões, em julho, para R$ 75,274 milhões em agosto.