Segurança

Governo do Estado entrega nova Unidade Integrada Pro Paz em Vigia de Nazaré

O Governo do Estado inaugurou, na manhã desta sexta-feira (17), a Unidade Integrada Pro Paz (UIPP) de Vigia de Nazaré, no nordeste do Estado. Esta é a 32ª UIPP entregue no Pará e representa um investimento de R$ 920 mil. As unidades integradas reúnem os serviços das polícias Civil, Militar e atendimento social. A inauguração contou com a presença do secretário de Estado de Segurança Pública e Defesa Social, Luiz Fernandes Rocha, e do delegado geral, Rilmar Firmino, além de representantes da comunidade.

À tarde, por volta de 18 horas, será a vez da inauguração da UIPP de Benevides, no distrito de Murinim, na Grande Belém. Novas inaugurações de UIPPs estão previstas até o fim deste ano, como as de Almeirim, Quatipuru, São João da Ponta, Eldorado dos Carajás, Brejo Grande do Araguaia, Melgaço, Cachoeira do Piriá, Terra Santa, Canaã dos Carajás e distrito de Castelo dos Sonhos, em Altamira.

O secretário de Estado de Segurança Pública e Defesa Social, Luiz Fernandes Rocha, explicou que só em UIPPs estão sendo investidos aproximadamente R$ 100 milhões. Ao todo, são 75 UIPPs em construção ou prontas para serem entregues e mais 40 delegacias que foram construídas ou reformadas em todo o Pará. “Todas trabalhando com esta mesma filosofia das Unidades Integradas Pro Paz”, comentou Luiz Fernandes, ressaltando que, em Vigia de Nazaré, também foi construído um Grupamento de Policiamento Fluvial equipado com uma lancha com capacidade de transporte para oito pessoas, que opera no combate à pirataria nos rios do município. “A ação deste grupamento diminuiu consideravelmente as ocorrências deste tipo de crime na região”, comentou.

A antiga delegacia de Vigia de Nazaré será reformada e no local funcionará uma unidade do Corpo de Bombeiros Militar do Pará. “Por ser um dos primeiros municípios do Pará, Vigia de Nazaré apresenta um patrimônio histórico no centro da cidade, suscetível a incêndios. Esta nova unidade garantirá o combate e a prevenção contra incêndios no centro histórico do município”, declarou.

Desde 2011, o Governo do Estado já inaugurou 32 UIPPs, que reúnem diversos órgãos (Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Centro de Perícias Científicas Renato Chaves), além das áreas que desenvolvem as políticas sociais, como o Programa Pro Paz. Para o delegado geral de Polícia Civil, Rilmar Firmino, a UIPP significa um avanço no trabalho Policial e reforça a política de Segurança Pública do Estado, que é a integração das polícias Civil e Militar aliada aos serviços que priorizam a prevenção e não apenas a repressão. “Este é o verdadeiro reforço na segurança pública que nós estamos alcançando através das Uipps”, comentou.

O delegado também ressaltou o avanço significativo da Polícia Civil do Pará que, em seus 138 anos, está presente nos 144 municípios do Estado com uma equipe completa da Polícia Judiciária. “Antigamente a polícia civil estava presente nos municípios com delegados irregulares, que nem sempre estavam preparados para exercer a função. Hoje são todos policiais de carreira”, comentou.

Vinte e duas unidades UIPP estão em construção. Outras 52 estão com obras em fase de processo licitatório. Recentemente foram inauguradas as UIPPs de Concórdia do Pará; Quatro Bocas, em Tomé-Açu; Moju; Rio Maria e no bairro do Tapanã, em Belém. O professor Alcides Moraes dos Santos, 54 anos, morador de Vigia de Nazaré, comenta que o município sofreu um aumento populacional. “A presença de todas as polícias juntas em um mesmo local vai proporcionar um trabalho social maior junto ao jovem de Vigia, que necessita de políticas sociais voltadas para eles”, comenta.


Tags

propaz segup Segurança